Tecnologia 5G: impactos e características!

Estamos cada vez mais próximos dessa nova tecnologia, que é a quinta geração disponibilizada na telefonia para redes de banda larga fixa e móveis. Ela oferecerá um tráfego de dados de melhor qualidade a seus usuários, dentre os quais podemos destacar os seguintes tópicos:

Velocidade de dados mais rápida.
A principal vantagem será que no 5G teremos a possibilidade de atingir até 20 GBPS, o que possibilitará o tráfego de grande quantidade de dados sem dificuldades. Se hoje você acha que é rápido, saiba que no 4G chegamos no máximo a 1 GBPS de tráfego, isso em locais com sinal extremamente limpo e com poucos usuários, e o usual para a rede 4G+ ou 4,5G é 300Mbps. Ou seja, em média você terá velocidades de 6GBPS na palma de suas mãos com o 5G.

Com isso, o Gestor de Telecom terá a possibilidade de investir na melhoraria do portfólio da empresa, dentre as quais: sistemas internos, softwares de gestão administrativa e financeira, dentre outros, além de implementar a IoT de uma maneira muito mais completa.

Maior estabilidade/redução de latência.
A estabilidade nas conexões móveis tem sido melhoradas toda vez que uma nova geração de conexão é lançada. Com o 5G isso não será diferente, uma vez que ele trás uma estabilidade de conexão ainda melhor que o 4G devido as frequências que utiliza, onde existe menos interferências que as frequências atuais.

Isso se reflete diretamente na latência de sua conexão.
Latência é o tempo gasto para que seu aparelho receba o sinal de algo que esteja tentando acessar ou baixar. Por exemplo: ao abrir uma página de internet, quanto maior a velocidade de conexão e estabilidade menor a latência, em suma, o tempo para que você possa receber a informação solicitada.

Com o 5G teremos um tempo menor para o carregamento das páginas e uma consequente melhoria do serviço disponibilizado pelas operadoras. Isso irá se refletir no acesso a sistemas remotos, reuniões remotas e tudo o que envolve a necessidade de uma maior estabilidade e velocidade de conexão.

Armazenamentos em nuvem
Hoje, já é bem comum no meio empresarial e físico que se utilize esse tipo de serviço, afinal, ter em mãos qualquer documento ou arquivo de qualquer lugar do planeta sem que precise levar um HD, cartão, pen drive ou computador facilita em muito a nossa rotina. Entretanto, sempre é necessária uma boa conexão para acessar esses itens, e como bem sabemos, não é sempre que temos isso na tecnologia atual.

Com a chegada do 5G, esse serviço se tornará essencial e usual em nosso dia a dia. Ele já está se popularizando cada vez mais na população geral e com a maior velocidade e estabilidade que o 5G trará, teremos uma adesão maior ainda a esse tipo de serviço.

A intenção do governo federal é que essa importante tecnologia que impactará positivamente a vida dos brasileiros seja disponibilizada até julho de 2022 nas 26 capitais e no Distrito Federal.

Gestor de Telecom, essas e outras informações são importantes para o seu dia a dia e para estar melhor preparado para este cotidiano você pode contar com o curso de Gestor de Telecom do IWA(Instituto WeAudit), assim como com a WeAudit, empresa com 10 anos de experiência gerindo a área de Telecom de pequenas, médias e grandes empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This