Parte do tempo da sua equipe de TI não é gasto com TI. Saiba como resolver!

Uma das principais dificuldades dos gestores de Tecnologia da Informação (TI) é otimizar o tempo. Com tantas tarefas urgentes para serem realizadas no dia a dia, muitas vezes os projetos a longo prazo acabam ficando para segundo plano, atrasando no cumprimento das metas da empresa.  

Se a sua equipe de TI convive com esta realidade, elaboramos este post para traçar algumas alternativas bem úteis que contribuirão com um melhor aproveitamento não só do tempo como também dos talentos de cada integrante do seu time. Venha conosco! 

Identificando os gargalos da equipe de TI  

A falta de foco pode ser um indicador de um gargalo na sua equipe de TI. Analise se o prazo dos projetos direcionados a cada colaborador vem sendo cumprido à risca. Caso contrário, quais foram os motivos que influenciaram negativamente? 

Dica: 5 sintomas de funcionários desmotivados

Muitas vezes, reuniões de balanço de produtividade podem indicar inúmeras falhas que estejam atingindo a equipe ao longo das semanas. Por isso, ouça sempre os funcionários e esteja atento a possíveis mudanças nos processos, como a utilização da computação em nuvem.

No entanto, para combater os inúmeros gargalos que surgem rotineiramente, é preciso seguir algumas orientações, como veremos a seguir:

Faça um planejamento das atividades    

O planejamento é essencial para otimizar o tempo nas organizações. Isso porque ele auxilia nas tomadas de decisões e ainda contribui para que as metas sejam alcançadas em tempo hábil. 

Para que projetos estratégicos saiam do papel, nada melhor do que a definição de objetivos alinhados com cada colaborador. Outra dica importante é identificar as tarefas urgentes e importantes, destinando o devido tempo para cada uma delas. 

Dessa maneira, a sua equipe de TI ficará mais organizada, fazendo com que as demandas rotineiras, assim como as de longo prazo, sejam realizadas sem interferências. 

Saiba investimentos em tecnologia podem auxiliar sua empresa a alcançar melhores resultados:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Delegue as tarefas      

Um gargalo muito comum nas corporações acontece quando um colaborador deixa de se empenhar em um projeto para fazer outra atividade que não estava programada para o seu dia. 

Uma proposta eficaz para evitar esse problema é delegar as tarefas, sempre valorizando os talentos de cada um em suas áreas específicas. Com isso, quem tem mais habilidade com a criação de softwares, por exemplo, pode ficar concentrado na elaboração de um novo sistema para a empresa, enquanto outro colaborador desenvolve as manutenções rotineiras da rede e de outras situações do dia a dia do setor.  

Dica: Descubra 4 certificações para empresas prestadoras de serviço para TI!

Terceirize serviços de TI    

Caso a sua equipe de TI esteja sobrecarregada nas demandas, com dificuldade para elaborar todos os processos, uma boa alternativa é o outsourcing de TI ou terceirização.

Trata-se de uma forma de desafogar a equipe, abrindo espaço para que outros profissionais resolvam determinadas tarefas. Dessa forma, o tempo fica favorável para que os projetos realmente urgentes e importantes sejam colocados em prática. 

Um bom exemplo é a auditoria em serviços telefônicos, ponto que auxilia na redução de custos. Ou seja, a terceirização torna-se uma aliada no dia a dia, fazendo com que a empresa atinja com mais eficácia as metas preestabelecidas.  

Portanto, para que a sua equipe de TI produza mais e com qualidade e ainda com consideráveis economias em todos os departamentos, nada melhor do que adotar práticas inteligentes e viáveis. 

E você, gostou do nosso post? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e leve informação de qualidade para seus amigos e familiares!   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This