Lifelong Learning: como esse comportamento pode alavancar sua carreira

Já se foi o tempo em que ter uma faculdade era sinônimo de carreira profissional de sucesso. Atualmente, mesmo sem faculdade consegue alcançar isso, porém, precisa desenvolver novas habilidades constantemente. A real é que vivemos na era da informação e as pessoas que correm atrás de adquirir conhecimento e novas habilidades são as que se destacam no mercado.

Esse comportamento tem um nome, ou melhor, um termo em inglês Lifelong Learning que nada mais é do que aprendizado ao longo da vida. Seguir a velha formatação de graus de escolaridade não é mais o suficiente. Quando digo que é velha, não é força de hábito, é real, ela existe da mesma forma desde o século XX. Vamos combinar que muita coisa mudou daquele tempo pra cá!  

E o que você pode fazer para mudar esse cenário?

Implantar o lifelong learning na sua vida!

É fácil? Não… Mas com dedicação e força de vontade, tenho certeza que qualquer um pode agarrar essa oportunidade.

E por onde começar?

Hoje com um smartphone em mãos e acesso a internet, pode acessar uma série de cursos, treinamentos, livros, vídeos e o melhor muitos conteúdos são gratuitos e de qualidade.

O ideal antes de começar é identificar quais são seus pontos de melhoria. Assim, elencar por onde deve começar na sua jornada de aprendizado. Com o tempo isso se torna um hábito e irá perceber rapidamente mudanças no seu cotidiano quando seu leque de conhecimento começar a crescer.

Não se esqueça! Com a tecnologia e a evolução digital as transformações acontecem com grande frequência este é mais um motivo para ficar de olhos bem abertos e absorver tudo de novo. Se atualizar constantemente, estar atento às tendências, isso também irá refletir no seu lado inovador e trazer novas ideias e soluções.

Se estiver em busca de um primeiro emprego e não possui experiência prática na área. A bagagem de conhecimento de diversos temas e interesse em se aprofundar, será o que irá fazer brilhar os olhos dos recrutadores. Se estiver em busca de um novo trabalho é uma ótima oportunidade de apresentar diferentes skills. Ou ainda, se já possui um trabalho e quer se desenvolver ainda mais e conquistar aquela tão esperada promoção. Mostre para seu gestor que pode ir além, que adquiriu novas habilidades e está preparado para novos desafios. Ou seja, qualquer pessoa, em qualquer cenário pode ter ótimos benefícios aplicando a prática de lifelong learning.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This