A importância do planejamento e controle do orçamento de telefonia na empresa

Manter uma empresa rentável e em crescimento é o objetivo de todo empreendedor e gestor. No entanto, um negócio só consegue alcançar essa meta se tiver um bom planejamento e controle do orçamento.

Entre os diversos fatores que prejudicam o funcionamento de uma empresa e podem levá-la à falência, a má administração das finanças é um ponto que merece atenção e pode representar um grande risco para a sua sobrevivência.

O post de hoje abordará a questão do controle orçamentário do uso do telefone empresarial, demonstrando o quanto isso é relevante para sua empresa e como um gestor de facilities pode trabalhar para manter o seu desenvolvimento saudável.

Continue com a leitura e fique atento!

Dica: Como um gestor de facilities pode se destacar no mercado?

Planejamento e controle do orçamento: do que estamos falando?

Planejamento e controle do orçamento são dois fatores fundamentais para o êxito de uma gestão empresarial, mas podem se transformar em um problema caso não recebam o tratamento que merecem dentro das estratégias da empresa.

O orçamento pode ser considerado uma ferramenta de planejamento e controle dos processos empresariais, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

O planejamento, compreendido como o ato de estabelecer com antecedência atividades e a serem executadas, prevendo os recursos que serão necessários e as responsabilidades pelas tarefas é, sem dúvidas, essencial para projetar os resultados e estipular um parâmetro para acompanhar a evolução do negócio.

Assim sendo, ele pode ser dividido em três etapas importantes:

  1. escolha das metas;

  2. análise das opções e condições orçamentárias;

  3. definição das estratégias para alcançar as metas.

Tão importante quanto o planejamento é o controle orçamentário. Isso porque nem sempre a execução de um projeto acontece conforme o esperado e o gestor deve estar sempre atento aos desvios, tentando corrigi-los e se adaptar às novas situações que possam surgir.

O monitoramento e o acompanhamento do progresso das estratégias dependem de um bom controle de orçamento que saiba conduzir os administradores a uma tomada de decisão mais qualificada, corrigindo falhas e recolocando a empresa no caminho certo.

Quer saber mais sobre como reduzir custos e otimizar os fluxos de comunicação da sua empresa? Então confira nosso eBookGuia da Gestão Telecom e aprenda a alcançar a eficiência operacional!

Por que fazer uso de um sistema orçamentário em sua empresa?

Depois de compreender que planejamento e controle do orçamento são estratégias que devem caminhar lado a lado, é interessante que você conheça as razões para inserir essas ferramentas em seu cotidiano.

Lembrando que os gastos com telefone podem representar uma grande parcela do orçamento de sua empresa e, ao contrário do que alguns gestores pensam, até mesmo as pequenas empresas devem se preocupar em planejar e controlar esse tipo de gasto.

Confira a seguir algumas vantagens de se apostar nessas ferramentas:

 

Fornece um suporte para tomada de decisões

Tomar decisões em um contexto corporativo nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade, como cada movimento traz uma consequência, é preciso se precaver e garantir que a escolha feita é a mais vantajosa para sua empresa.

É nesse aspecto que se observa a importante contribuição que as práticas de planejamento e controle de orçamento em telefonia podem fornecer a um gestor de facilities.

Acompanhando de perto suas receitas e despesas, bem com a adequação do orçamento ao planejamento previamente traçado, tomar decisões acertadas é uma tarefa muito mais fácil.

 

Economia de recursos

Utilizar um sistema orçamentário é uma estratégia que pode contribuir para que sua empresa economize recursos. Como você fará um acompanhamento mais preciso de suas finanças, é possível cortar gastos de maneira inteligente.

Conforme dito, o telefone é uma ferramenta imprescindível para o funcionamento de uma empresa contemporânea, mas o descontrole e falta de responsabilidade com a utilização podem comprometer o seu orçamento mensal.

De outro modo, é possível perceber que adotar um sistema eficiente de controle do orçamento de telefone permite uma economia importante de recursos — que, aliás, podem ser redirecionados a setores mais estratégicos da empresa.

 

Maior controle sobre os processos

Naturalmente, investir em planejamento e controle do orçamento é uma maneira de obter um maior controle sobre os processos do setor.

Essa é uma vantagem que merece destaque, já que dentro do cotidiano empresarial, ter controle sobre os processos é essencial para avaliar estratégias e repensar novas ações que corrijam as possíveis falhas detectadas.

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”

Willian Edwards Deming

Conclui-se dessa maneira que o ato de planejar, medir e controlar um orçamento é crucial para ter uma gestão financeira eficiente. Um gestor que não mantém controle de seus gastos com telefonia dificilmente conseguirá gerir o uso desse recurso de maneira satisfatória e poderá enfrentar problemas.

 

Permite que todos trabalhem em prol de um objetivo comum

Para que um orçamento seja devidamente cumprido, é necessário que todos os colaboradores se envolvam com essa tarefa, em especial os gerentes e supervisores.

Aliás, é possível perceber que uma empresa que atua sem planejamento e controle de orçamento trabalha focada apenas nas despesas do mês corrente e, por isso, é comum encontrarmos equipes que desconhecem suas metas e objetivos em longo prazo.

Por isso, adotar esse tipo de sistema é importante pois permite que todos os funcionários da empresa conheçam e estejam envolvidos com a missão de cumprir com o planejamento e alcançar os objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

 

Traz melhores resultados para o negócio

Um sistema orçamentário bem executado traz excelentes resultados para o negócio. Como o orçamento dá embasamento para o planejamento estratégico, o gestor consegue visualizar melhor em que deve aplicar seu dinheiro.

Obviamente, a possibilidade de fazer essa análise com base em dados e fundamentos sólidos contribui para que o setor alcance resultados ainda melhores, especialmente no que diz respeito à economia dos recursos de telefonia.

Conforme apresentado ao longo do post de hoje, é possível concluir que o planejamento e controle do orçamento de telefonia representam uma estratégia fundamental para o equilíbrio das finanças empresariais. Além de permitir um acompanhamento mais qualificado dos gastos, os gestores que investem nesse tipo de sistema acabam desfrutando de inúmeros benefícios que, com certeza, auxiliam no alcance das metas anteriormente traçadas.

Gostou do texto? Quer saber mais? Assine a nossa newsletter e receba outros posts interessantes como este no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This