Impactos do home office para o Gestor de Telecom

Como consequência da pandemia da COVID-19, cada vez mais vemos as empresas passarem a adotar o home office para contenção de custos, flexibilidade, dentre outros motivos e podemos citar também como facilitador para isso o constante avanço da tecnologia que propiciou conexões de internet mais amplas, de melhor qualidade e cada vez mais seguras.

Mas como Gestor de Telecom, você sabe quais os riscos e pontos de atenção para essa nova prática no seu dia a dia?

Segue abaixo tópicos importantes em relação ao assunto e dicas que serão primordiais para um bom acompanhamento.

1- Uso do maquinário adequado.
O melhor cenário seria o funcionário utilizar um equipamento da empresa na sua residência, pois este terá condição de ser melhor preparado para uso, desde a instalação das proteções e travas necessárias, para garantir que o equipamento seja usado somente para uso corporativo, mas na hipótese de ele ter que usar os sistemas da empresa em um computador particular, é primordial que ele possua uma máquina com as configurações necessárias para exercer o trabalho e que tenha um suporte técnico em qualquer dificuldade que aparecer.

2- Maior possibilidade de golpes e falhas na segurança.
O uso do servidor e sistemas da empresa fora do ambiente corporativo trouxe a necessidade de realizar investimentos na área de segurança cibernética, afim de minimizar essas possibilidades.
Uma boa solução seria a empresa usar o serviço VPN(Virtual Private Network),que fornece acesso remoto ao funcionário totalmente criptografado e evita invasões externas e vazamentos.

3- Definição das políticas da corporação para uso dos sistemas e serviços da empresa no home office.
A definição destas regras criarão um ambiente mais seguro para todos desde que adotadas em conjunto com as outras dicas.

Lembrando que essas e outras informações preponderantes ao dia a dia do gestor de Telecom fazem parte do curso de gestor de Telecom do Instituto WA, pertencente à WeAudit, empresa com 10 anos de experiência e que também pode prestar, se necessário, o serviço de gestor de Telecom para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This