auditoria de telefonia

Entenda os motivos para contratar uma auditoria de telefonia

Manter as contas da empresa em dia é uma tarefa que já faz parte da rotina de todo gestor. Muitas vezes, pode parecer algo complicado de fazer, devido à grande quantidade de informações com a qual é preciso lidar. Por isso, a auditoria se mostra como uma ferramenta extremamente importante para avaliar os processos internos.

A gestão de telecom não fica de fora desse quadro, pois cada empresa possui um perfil próprio de consumo de seus recursos e pode não ser tão simples gerenciar cada um deles. Pensando nisso, reunimos aqui algumas informações para que você entenda os motivos para contratar uma auditoria de telefonia. Confira!

1. Reduz os custos com telefonia

Uma auditoria é, antes de qualquer coisa, a melhor forma de levantar informações que comprovem, ou não, que o planejamento de gastos de certos processos está se cumprindo. Quando o assunto é uso de telefone, desde as linhas simples até o voIP, é difícil realizar essa avaliação sem uma análise minuciosa.

É essa análise que será feita durante a auditoria de telefonia. O primeiro ponto a ser identificado é se todas as chamadas realizadas na empresa são de caráter corporativo. Caso não sejam, os custos podem ser direcionados aos responsáveis.

Em seguida, tendo o gasto total esclarecido durante este olhar mais detalhado, será possível identificar se o valor cobrado pela provedora do serviço de telefonia condiz com o utilizado. É muito comum que erros sejam computados e a cobrança acabe sendo maior do que deveria. Por isso, é fundamental auditar essas informações.

Os fatores citados acima impactam diretamente nos custos finais do serviço de telefonia. Uma auditoria bem-elaborada reflete em uma redução significativa dos gastos.

2. Estrutura a gestão de telecom

Os recursos de telecom são fundamentais para o funcionamento de uma empresa. Realizar uma auditoria nos gastos investidos neles é a melhor forma de delinear o perfil de consumidor de telefonia, seja de um setor específico ou da empresa como um todo.

Isso possibilita a estruturação de uma gestão telecom muito mais eficiente, na qual os recursos são utilizados com referência do valor planejado e sem gastos desnecessários.

O trabalho do gestor torna-se muito mais eficaz no sentido de que ele terá condições de tomar decisões mais assertivas quanto à forma de investir nos recursos de telefonia e em seu uso, como mostraremos a seguir.

3. Abre espaço para novos investimentos

Colocando a gestão de telecom nos trilhos e as contas da empresa em dia, é possível realizar um planejamento para investir em tecnologias que otimizem o uso dos seus recursos e melhorem os processos internos da empresa. Conhecer bem o perfil de uso de telefonia na empresa permite que o gestor avalie se é viável, por exemplo, investir mais em voIP ou equipamentos para videoconferência.

O melhor de tudo é saber que, com a redução de custos proporcionada pela auditoria, o capital necessário para esse investimento pode até mesmo vir de um budget antes destinado a pagamento de contas que agora não existem mais.

Colocando essas questões na balança, é possível verificar que a auditoria de telefonia traz muitos benefícios para toda a empresa.

Tem dúvidas sobre como realizar este processo? Então entre em contato com a WeAudit clicando aqui e receba o suporte dos melhores profissionais da área!

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