Como um software de gestão financeira pode impactar seu negócio

A importância de ter um Software Imparcial de AuditoriaFinanças desorganizadas, controle contábil insuficiente e métodos de pagamento com urgência de melhorias. Se você identificou que essas situações são comuns no seu setor, pode ser o momento de recorrer ao auxílio de um software de gestão financeira para colocar sua rotina nos trilhos.

Entre os benefícios de uma ferramenta desse tipo estão: maior organização e segurança de dados, mais facilidade para fazer o controle contábil e melhoria dos métodos de pagamento. O sistema também auxilia a tomada de decisões com a geração de relatórios e faz com que o planejamento estratégico das finanças seja realizado com mais eficiência.

Veja abaixo, com mais detalhes, como um programa de gestão financeira pode contribuir com a melhoria de processos da sua empresa. Acompanhe!

Dica: A importância de ter um Software Imparcial de Auditoria

Agilidade na obtenção de resultados

O primeiro impacto positivo é bastante óbvio: com a automação da gestão financeira da empresa, as tarefas tornam-se mais ágeis. Informações podem ser incluídas no sistema (ou propagadas a partir dele) com apenas alguns cliques. Não é preciso que os colaboradores fiquem debruçados sobre planilhas ou livros-caixa, registrando números e realizando cálculos complexos.

Dessa forma, sua equipe pode se concentrar em funções que realmente importam — como elaborar uma estratégia financeira. Enquanto o programa registra dados e os calcula, os profissionais podem definir e executar as ações para melhorar o desempenho dos negócios.

Visto que muitas atividades precisam da aprovação do departamento financeiro, essa praticidade não fica restrita ao setor, atingindo também os demais. Ao tornar seu processo mais simples é possível alcançar uma rapidez maior no restante da empresa. Dessa forma, nenhum outro departamento terá que aguardar dias ou semanas para ter a autorização do financeiro.

Mais praticidade nos processos

Como existem inúmeras formas em que o uso de um software de gestão financeira torna tudo mais prático, vamos expor somente algumas delas. Veja:

Centralização dos dados e simplificação do acesso

Não é preciso se comunicar com os colegas trocando mensagens e arquivos por e-mail. Cada integrante do time financeiro pode acessar o programa e localizar a informação de que necessita instantaneamente.

Como todos os registros estão reunidos no mesmo local, e graças às ferramentas de busca, é possível encontrar qualquer pacote de dados desejado. É claro que essa tarefa é bem mais fácil do que revirar arquivos.

Eliminação dos documentos físicos

Para um setor/empresa, o espaço do local de trabalho tem um custo e, por isso, precisa ser bem utilizado. Utilizar uma sala ou repartição para guardar documentos não é um uso inteligente do espaço disponível.

Com a implantação de um programa de gestão, todos os documentos são digitalizados e ficam hospedados em um servidor. E além de liberar o espaço para outras atividades, o armazenamento digital também contribui para a segurança e durabilidade das informações.

Otimização das tarefas

Quando as atividades são realizadas manualmente há muita variação, pois cada pessoa tem sua própria maneira de executar um mesmo procedimento.

Isso significa que quando surge uma mudança no time, também há um rompimento no fluxo de procedimentos. Com o passar do tempo, isso pode refletir em atividades imprecisas, porque uma mesma tarefa pode ter sido executada de várias formas diferentes, por exemplo.

Ao adotar um software especializado, porém, todos os procedimentos são necessariamente padronizados. É óbvio que você terá que treinar seus funcionários para que eles saibam quais são os novos mecanismos. Contudo, não haverá mais variação ou imprecisão nas tarefas. Seja daqui a um ano, cinco ou dez, seu setor sempre terá um controle financeiro adequado e funcional.

Diminuição da ocorrência de erros

Geralmente, ao adotar um software de gestão, você pode notar, rapidamente, uma redução significativa nos erros em processos e operações. Isso porque há menos intermédio humano.

O departamento financeiro é um dos mais favorecidos, já que lida com grande volume de dados. Portanto, com o uso de um sistema especializado, obterá relatórios mais precisos.

Clique no banner abaixo e entenda como os investimentos em tecnologia podem auxiliar sua empresa a alcançar melhores resultados.

Assertividade na tomada de decisões

Todas as decisões financeiras tomadas pelas empresas apresentam certo nível de risco. Isso ocorre por dois fatores:

  • o primeiro é que elas realizam previsões sobre o futuro. Lamentavelmente, a qualquer instante, as situações podem mudar, pegando todos de surpresa;
  • o segundo fator é que essas suposições são feitas a partir de registros antigos. Por isso, se esses dados estiverem errados, a previsão também estará.

Com o uso de um software de gestão financeira, mesmo que o risco ainda permaneça, ele pode ser diminuído. Visto que as informações coletadas por meio do sistema são mais transparentes e completas. Dessa forma, é possível garantir mais firmeza e segurança na tomada de decisões.

Melhor gerenciamento de estoque

Em uma atividade manual, o gerenciamento de estoque de uma empresa pode ser um problema. Afinal, um único defeito ou descuido nos controles pode gerar uma incompatibilidade entre as mercadorias que constam no inventário e prejudicar os setores contábil e financeiro.

Com um programa especializado, essa adversidade é solucionada. O faturamento automatiza essas operações, garantindo a exatidão dos dados. Isso diminui a necessidade de diversas conferências, possibilita o conhecimento dos itens disponíveis, elimina falhas contábeis, oferece uma base exata para a realização de compras, entre outros benefícios.

Facilidade no cumprimento da regulamentação

Com um sistema de gestão financeira, as empresas conseguem minimizar os riscos por meio de uma estrutura segura que garante o cumprimento das orientações para os relatórios financeiros. Isto é obtido mediante a otimização de controles financeiros, funcionalidades de relatórios e recursos de auditoria. Além disso, o software permite rapidez e garante a possibilidade de adequação de seus procedimentos conforme a legislação empresarial muda ou surjam novas leis.

Redução de custos

O uso de um sistema promove a redução de custos de diversos departamentos que dependem do setor financeiro. Os principais são a redução do número de retrabalho, que consome o tempo dos colaboradores, e a centralização de informações que elimina a impressão de relatórios de comando, diminuindo o consumo de materiais de escritório, como papéis, pastas e tintas.

Esperamos que as informações ditas ao longo deste post tenham te convencido de que um software de gestão financeira pode impactar positivamente seu negócio. Portanto, não perca tempo e faça o teste gratuito do nosso sistema: Finanças 360!

Este é um Guest Post com o Finanças 360°.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This