A chegada do 5G no Brasil: aspectos técnicos da tecnologia

Vivenciamos a era da tecnologia e a cada dia somos apresentados a novos recursos e ferramentas que transformam nossa rotina e a maneira de interagirmos com o mundo. A chegada do 5G no Brasil, por exemplo, é a novidade que promete causar grande impacto no cotidiano de todos os brasileiros.

Em um mundo cada vez mais conectado, a evolução da internet, em especial os avanços para deixá-la mais rápida e estável, se mostra imprescindível não apenas para nossas vidas sociais, como também para o universo corporativo.

Portanto, se você deseja se informar melhor sobre essa nova tecnologia, não deixe de acompanhar o post a seguir. Boa leitura!

Dica: Tendências de mercado em tecnologia: entenda por que e como acompanhar

Quais os diferenciais da tecnologia 5G?

Antes de qualquer informação, é preciso entender o porquê dessa tecnologia ser uma promessa real de mudança na forma como pessoas e negócios acessam e utilizam a internet.

O 5G é a nova geração de internet móvel, e já é considerada uma tecnologia disruptiva, isto é, que não busca evoluir o modelo existente, mas sim superá-lo e apresentar algo totalmente diferente e eficiente.

Mas, afinal, o que ela traz de novo para o contexto atual?

Velocidade máxima de até 20 Gbps

Sempre que se fala em evolução de internet, o primeiro ponto esperado se refere à velocidade da conexão. Em um mundo tão virtual, com empresas investindo cada vez mais em seus sites, redes sociais e também em programas de gestão conectados à rede, a velocidade é um requisito indispensável.

A internet 5G promete fornecer uma velocidade máxima de até 20 Gbps, o que é uma evolução bastante significativa — o 4G chega no máximo, a 1 Gbps, sendo que o comum para a rede LTE-A é de 300 Mbps.

A ideia é deixá-la próxima às velocidades alcançadas pela fibra ótica, e se as promessas forem cumpridas, o consumidor comum poderá baixar um filme em alta definição em apenas 10 segundos.

Dentro do contexto corporativo, em prédios (onde as velocidades costumam ser reduzidas em razão das interferências), o 5G deve oferecer uma velocidade simultânea de 1Gbps para diversos funcionários, deixando a taxa individual muito mais estável e rápida.

Redução da latência

A latência é o tempo gasto para que um pacote ou dado vá de um ponto a outro. Assim, por exemplo, quando você acessa um site em seu smartphone e ele demora em torno de 3 segundos para carregar por completo, essa é a latência.

O padrão do 4G é algo em torno de 10 milissegundos, considerado rápido para a atualidade. No entanto, o 5G será ainda mais surpreendente, entregando uma latência muito baixa de aproximadamente 1 ms.

Expansão da banda e da frequência

Via de regra, sempre que um usuário acessa e utiliza a internet móvel, os smartphones encaminham a informação (áudio, vídeo, voz ou texto) em forma de impulsos elétricos para uma torre que a encaminhará para o destino correto.

No 5G, as bandas responsáveis por essa operação serão mais largas e com uma frequência maior. Em termos práticos, isso diminui a disputa por espaço na transmissão de dados, reduzindo interferências e aumentando a velocidade.

Suporte total à Internet das Coisas

Esse é um dos progressos que, com certeza, transformará o universo empresarial, já que será um dos avanços mais significativos na busca pela popularização da Internet das Coisas.

A proposta é que mais equipamentos e objetos possam ficar interligados e conectados, não apenas em redes wifi, como também ao 5G, caso haja alguma queda ou desconexão.

Com isso, poderemos observar uma variedade maior de possibilidades e as empresas poderão trabalhar para desenvolver recursos que, até então, sofriam com esse tipo de limitação. Além disso, a utilização de robôs de videoconferência, por exemplo, transformará a comunicação interna nas corporações, uma vez que a conexão é mais estável e rápida.

Armazenamento em nuvem mais rápido

A Cloud Computing já é uma realidade no cotidiano empresarial e também do usuário comum. Entretanto, o 5G a tornará ainda mais eficiente, pois a velocidade de transmissão será maior.

As empresas poderão ter mais dados protegidos e armazenados na nuvem e perderão menos tempo com os processos de transferência e acesso.

Quando a tecnologia estará disponível?

Para acabar com qualquer ansiedade e dúvida sobre a chegada do 5G no país, e se preparar para recebê-lo extraindo todo o seu potencial, é preciso ter conhecimento de quando a tecnologia, de fato, estará disponível para os brasileiros.

O lançamento oficial da tecnologia 5G está previsto para 2019. No entanto, no Brasil, isso só ocorrerá em 2020. Com isso, os usuários da atual tecnologia 4G não terão apenas um G a mais. Conforme visto, o 5G promete revolucionar a internet e entregar às pessoas e empresas uma nova experiência de acesso e conexão.

Como o 5G contribuirá para o universo corporativo?

Diante de tantos benefícios apresentados, não há dúvidas de que o 5G chegará ao Brasil trazendo grandes oportunidades para que as empresas evoluam e entreguem ao mercado serviços e produtos ainda mais competitivos e qualificados.

Como a rede tem a intenção de ser infalível, o conceito de “Indústria 4.0” parece estar ainda mais próximo de nossa realidade. Serviços críticos, como o controle de máquinas pesadas e armazenamento de dados sigilosos, serão ainda mais eficientes.

Ademais, é interessante frisar o quanto o Big Data poderá ser beneficiado. As empresas que estiverem mais preparadas poderão ter acesso a dados importantes, coletados diretamente dos aparelhos dos usuários conectados à internet.

Naturalmente, aquelas que souberem analisar, interpretar e aproveitar corretamente essas informações terão um diferencial competitivo interessante, já que poderão trabalhar para desenvolver produtos e serviços úteis e relevantes para o seu consumidor.

Preparamos este eBook para que você compreenda como os investimentos em tecnologia podem auxiliar sua empresa a alcançar melhores resultados.

Quais os desafios para a implementação do 5G no Brasil?

A tecnologia é realmente revolucionária e mesmo com a previsão de que chegue no Brasil apenas em 2020, é preciso enfatizar que temos muitos desafios a superar para que isso se torne uma realidade. Afinal, ter um novo recurso disponível não é suficiente quando a infraestrutura interna não for compatível com tudo o que tem a oferecer.

Para que se tenha uma ideia real de nossa situação, o 4G foi lançado em 2007 e até hoje não faz parte do cotidiano de todos os brasileiros. Portanto, nossos maiores desafios são a infraestrutura para receber essa nova tecnologia, além de, é claro, as preocupações comuns do universo empresarial, como a alta tributação de recursos tecnológicos.

Como pôde ser visto, a chegada do 5G no Brasil deverá modificar nosso cotidiano, trazendo inúmeros benefícios para o dia a dia das empresas e dos usuários comuns. Entretanto, ainda há muito a discutir e planejar, pois o país não está preparado para receber e usufruir de todos os seus benefícios.

Gostou da novidade? Quer ficar sempre informado sobre tudo o que acontece no mundo e que pode impactar em sua empresa? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This