Você sabe como manter a segurança de dados da sua empresa?

Definitivamente, a segurança de dados é um assunto que não sai de pauta. À medida que os sistemas e processos computacionais tomam a frente da gestão e operações das empresas, maior é o volume de dados sensíveis trafegados nas redes corporativas e também na internet. Diante desse cenário, manter os dados de sua empresa bem seguros é tão importante quanto manter o controle dos gastos com telefonia, por exemplo.

Neste artigo vamos conhecer 5 dicas essenciais para fortalecer a segurança dos dados de sua empresa.

Utilize senhas fortes

Uma boa política de senhas deve ser mantida pela empresa de forma a assegurar que informações não sejam roubadas ou que sistemas sejam invadidos. A troca periódica de senhas e a utilização de letras maiúsculas e minúsculas mesclada com números e caracteres especiais podem ajudar e muito na segurança.

Além disso, a ideia de não utilizar senhas óbvias como datas de nascimento ou o próprio nome deve estar bem formada em todos os profissionais da empresa.

Conte com a ajuda de um bom antivírus

Os antivírus, principalmente nas versões corporativas, somam bastante para a manutenção da segurança das estações de trabalho e evitam que ameaças se espalhem na rede. A segurança de cada estação contra vírus e trojan pode ser facilmente assegurada com a instalação de um bom software antivírus.

Na maioria das vezes, esses programas bloqueiam trojans e backdoors, além dos vírus convencionais que podem atrapalhar bastante a produtividade de sua equipe. Além disso, evitar que um vírus se espalhe na rede corporativa é muito importante, pois, quando isso ocorre, manter a ordem fica bem mais difícil.

Porém, somente os antivírus não podem fazer todo o trabalho pesado. Uma boa política de acesso à internet pode fechar as portas por onde os vírus costumam entrar.

Crie uma política de acesso

A utilização e configuração de um firewall e um proxy devem ser feitas para garantir que menos ameaças rondem a rede corporativa. Configurar um proxy com regras bem definidas e que filtrem o acesso dos colaboradores a sites impróprios ou inseguros pode diminuir sensivelmente os problemas para sua equipe de suporte de TI.

Crie uma política de confidencialidade

À medida que você conhece a sua equipe, é possível identificar as pessoas às quais devem ser confiados acessos mais importantes. O gestor precisa ter ciência de que as senhas de servidores e outros sistemas confidenciais devem ser confiadas aos profissionais encarregados. Dessa forma, caso ocorra um vazamento de informação, os profissionais envolvidos podem justificar os fatos.

Algumas empresas também criam termos de confidencialidade com cláusulas de multa para prevenir vazamento dos dados empresariais.

Monitore o tráfego da rede

Monitorar o tráfego de sua rede corporativa pode trazer diversos indicadores importantes para a segurança de dados empresariais. O monitoramento da rede pode, além de prevenir ataques DDoS (distribuídos para negação de serviços), permitir que sejam identificadas práticas e acessos indevidos e uso indiscriminado dos recursos de TI.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou experiências para compartilhar? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This