Telefonia corporativa: como evitar gastos com consumo de dados?

A telefonia corporativa é um ponto muito sensível na gestão de uma empresa. Especialmente porque, diante da grande demanda por esse serviço, ele pode consumir boa parte das receitas de um negócio.

Os gestores que trabalham na área estão sempre em busca de estratégias e conhecimentos que possam reduzir e controlar o orçamento de telefonia sem afetar a produtividade de suas equipes e, por isso, preparamos um post inteiramente dedicado ao tema.

A seguir você terá acesso a dicas e informações valiosas para quem deseja minimizar gastos com telefone e dados empresariais. Quer aprender? Fique atento aos tópicos a seguir!

O consumo de dados em segundo plano: um inimigo silencioso

A internet é, atualmente, uma ferramenta de trabalho para a maioria das empresas brasileiras. Afinal, um negócio dificilmente opera sem recorrer a esse recurso, especialmente aos dados de telefonia móvel.

Ocorre que a maioria dos aplicativos instalados em um celular se comunica automaticamente com os servidores para atualizações e notificação. Isso faz com que, sem que você perceba, seus dados sejam consumidos pouco a pouco e de maneira improdutiva.

É preciso ficar atento a essas situações, pois boa parte do funcionamento em segundo plano não traz grandes benefícios e pode ser desativado. Em outras palavras, trata-se de um desperdício de dados, uma falha que deve ser evitada em sua empresa.

Portanto, é imprescindível que você adote métodos que evitem o problema, seja desativando manualmente esse recurso nas configurações no aparelho ou contratando uma empresa especializada em gestão de telefonia — falaremos sobre isso no decorrer deste material.

A internet 5G e seus desafios para a telefonia corporativa

É provável que você já tenha lido algo a respeito da Internet 5G. Essa nova tecnologia promete chegar ao Brasil em meados de 2020, mas as operadoras de telefonia móvel já estão se preparando para ela.

De modo geral, as empresas do mercado estão reformulando seus planos para que os minutos de ligação sejam ilimitados e a cobrança de dados seja avulsa. Naturalmente, se essa tendência se confirmar, estaremos diante de um grande desafio para o universo corporativo.

Como você sabe, as chamadas de telefone são importantes para as empresas, porém, os dados de internet nunca foram tão úteis e demandados como atualmente. Isso quer dizer que, se a empresa não começar a adotar métodos eficientes para gerir e controlar o seu consumo, em um futuro próximo, poderá ter de arcar com contas ainda mais altas.

A gestão de telefonia especializada e suas vantagens para as empresas

Diante dos dados apresentados até aqui, é possível concluir que o telefone e o consumo de dados podem se transformar em um problema para as empresas que não investirem em métodos eficientes de gestão e controle dessas faturas.

Dica: A importância do planejamento e controle do orçamento de telefonia na empresa

O uso do celular corporativo fora do ambiente de trabalho, por exemplo, pode consumir boa parte de seu pacote de dados e o mapeamento de custos nem sempre é fácil de ser executado sem os recursos adequados.

Imagine que o funcionário utilize o telefone e os dados corporativos para tratar de assuntos pessoais ou até mesmo conferir suas redes sociais com frequência. Esse hábito é prejudicial ao negócio e pode consumir muitos dados do pacote.

É nesse cenário que a contratação de empresas especializadas em gestão de telefonia pode ser uma opção extremamente benéfica. Uma ajuda especializada é sempre importante e, ao contrário do que muitos gestores pensam, não representa um gasto a mais para o negócio.

A terceirização desse serviço confere muito mais assertividade às suas estratégias e permite que a empresa atue com foco total em sua atividade principal, sem enfrentar problemas e aumentos repentinos em suas faturas telefônicas.

A ideia é receber um apoio eficiente e personalizado, que atenda às demandas de sua empresa e auxilie o gestor a organizar o setor de telefonia da maneira mais produtiva possível.

Não restam dúvidas de que contratar uma empresa de gestão de telefonia é um investimento inteligente e traz retornos expressivos, como:

Portanto, se você está enfrentando problemas com sua fatura de telefonia empresarial e busca por soluções que possam otimizar os custos e deixar seu negócio mais competitivo, é importante avaliar a contratação de uma parceira nesse segmento.

Aplicativo 2Audit: uma opção inteligente para gerir seus dados

Além do apoio especializado, o uso de tecnologia tem se mostrado uma estratégia eficaz em inúmeros empreendimentos. O aplicativo 2Audit é um excelente exemplo de como os recursos tecnológicos podem simplificar sua gestão de telecom.

De maneira resumida, o app permite que o gestor tenha mais informações sobre o uso de dados por parte de seus funcionários. No entanto, não se trata de uma espionagem à vida pessoal do colaborador, ao contrário, o foco é evitar que os dados sejam utilizados indevidamente e trazer mais transparência à gestão de telefonia.

Assim, tanto o gestor quanto o seu colaborador terão maiores informações sobre o consumo e poderão adotar medidas para que os custos se mantenham em um patamar adequado, sem causar prejuízos à sua produtividade.

Frisa-se, aliás, que a facilidade de visualizar como o pacote está sendo utilizado é algo que ajuda a equipe a trabalhar mais focada e, portanto, aumenta os resultados da empresa.

A telefonia corporativa deve ser tratada com seriedade e responsabilidade, especialmente porque o uso desse recurso é expressivo nas grandes empresas. O consumo de dados móveis sempre foi um desafio para os gestores da área e acaba demandando uma atenção especial.

Ao finalizar a leitura deste material, podemos concluir que ignorar o problema não é a melhor estratégia. Reduzir o consumo de dados é plenamente possível, mas isso exige uma postura ativa e decisões inteligentes dos gestores e empreendedores. Portanto, não perca mais tempo e comece a colocar em prática as dicas apresentadas hoje!

Agora que você já compreende a importância da gestão de telefonia corporativa, que tal conhecer os serviços que a WeAudit tem a lhe oferecer? Entre em contato conosco agora mesmo e veja como faremos sua empresa gastar menos em telefonia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This