Telefone, celular ou VOIP? Descubra a melhor opção de telefonia corporativa

Você conhece todas as opções disponíveis para o serviço de telefonia da sua empresa? Se não conhece, saiba que hoje em dia, a comunicação entre os seus funcionários, e entre eles e os clientes, está muito mais acessível do que há 20 ou 30 anos. Dentre as muitas opções disponíveis no mercado, destacam-se o telefone fixo, o celular e o VOIP.

Cada sistema possui uma característica específica, e todos têm vantagens e desvantagens. Portanto, garantem os especialistas que o ideal é não optar por um ou outro, mas adotar uma combinação de todos os sistemas, pois cada um tem características que podem atender à determinadas especificidades do seu negócio.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre cada sistema de telefonia e entender como eles podem fazer a diferença na sua empresa. Acompanhe!

VOIP

O modelo de comunicação por VOIP, que significa Voz sobre IP, tornou-se muito popular com a chegada da Internet Banda Larga. É essa a tecnologia que move aplicativos atuais, como o WhastsApp, o Facebook Messenger e o Skype.

O VOIP funciona por meio da transformação da voz em dados, transmitidos por protocolos de Internet. Nos telefones comuns, a voz é transmitida por meio de um sistema analógico, que conecta uma linha telefônica na outra. O sistema VOIP capta a voz do usuário e utiliza protocolos dependentes do TCP/IP, da Internet, para transmitir a mensagem de um usuário para outro.

A grande vantagem é o valor das ligações, que não são intermediadas por nenhuma operadora. Portanto, a empresa terá apenas o custo de aquisição dos aparelhos e o valor mensal pago pelo plano de Internet. Assim, pode-se realizar ligações locais ou interurbanas com o mesmo custo.

Mas também há desvantagens a serem consideradas: a qualidade da ligação depende do link de Internet disponível. Além disso, num caso de falta de energia elétrica, os telefones deixarão de funcionar.

Telefone celular corporativo

Uma empresa que realiza muitos negócios e que tem contato direto com clientes, precisa de um plano de celulares corporativos. Atualmente, as empresas de telefonia possuem inúmeros tipos de planos que oferecem soluções para todos os modelos de negócio.

O celular corporativo é um instrumento de trabalho que merece atenção. Devido ao fato de possuir mobilidade para ser levado para fora do trabalho, é preciso ficar atento a ligações fora da jornada diária, que podem significar ações trabalhistas no futuro.

Também é preciso ficar atento às atividades de cada funcionário, para definir se ele deve e precisa receber um celular corporativo, e até que ponto o aparelho será benéfico para a empresa.

Telefonia fixa

Com tantas opções tecnológicas, a telefonia fixa ficou parecendo coisa do passado. Mas não é bem assim. Em geral, o telefone fixo transmite uma imagem de credibilidade para a empresa, principalmente quando o cliente precisa muito falar com algum funcionário. Por mais que se disponibilize chats ou mensagens diretas, às vezes é mais rápido e eficiente pegar o telefone e ligar para resolver uma questão.

O telefone fixo tem planos mais baratos e proporciona agilidade nos contatos.  Além disso, alguns serviços de 0800 só aceitam ligações feitas por meio de um telefone fixo.

E então, já decidiu qual é a melhor forma de comunicação para a sua empresa? Se já escolheu, não deixe de conhecer nosso trabalho! Entre em contato com a gente!

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