Tecnologia da informação e comunicação: entenda mais sobre o assunto!

Você já ouviu falar em tecnologia da informação e comunicação? Fruto dos constantes avanços tecnológicos, essa é uma forte tendência no universo empresarial e, como a função do nosso blog é mantê-lo informado sobre as novidades do mercado, preparamos o presente post.

Ter uma comunicação eficaz é uma das premissas para o sucesso empresarial. Afinal, quando uma empresa conquista um ambiente saudável de troca de informações e documentos, as bases para alavancar seus negócios são estabelecidas.

Do mesmo modo, a tecnologia da informação se mostra imprescindível para o funcionamento de qualquer empreendimento, exercendo um papel primordial por meio do desenvolvimento de hardwaressoftwares voltados para a otimização da comunicação.

Assim sendo, continue atento aos tópicos seguintes e saiba mais sobre o assunto!

O que é Tecnologia da Informação e Comunicação?

Para que a compreensão deste conteúdo seja mais simples, é interessante iniciarmos conceituando o termo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Com TIC, estamos nos referindo ao conjunto de recursos tecnológicos que é utilizado de maneira integrada em busca de um objetivo comum. Em outras palavras, essa é a área responsável por produzir e utilizar ferramentas modernas que facilitem a comunicação e contribuam para o alcance dos objetivos do negócio.

Esses diversos recursos de hardware, software e telecomunicação proporcionam a automação e uma melhor comunicação em empresas, pesquisas científicas e também processos de ensino e aprendizagem.

Portanto, além de trazer benefícios aos processos internos de uma empresa, a TIC também aprimora a comunicação.

É por essa razão que o setor de educação é um dos que mais aplicam e se beneficiam desse conceito. Uma vez que uma aprendizagem mais qualificada é fruto de uma comunicação mais eficiente.

Clique no banner abaixo e compreenda como os investimentos em tecnologia podem auxiliar sua empresa a alcançar melhores resultados.

Por que ela é tão importante nos dias atuais?

Não é novidade que a internet revolucionou a maneira como o homem lida com diversos aspectos de seu cotidiano, exercendo um forte impacto sobre os meios de comunicação. Antes dela, a comunicação — seja empresarial, seja pessoal — era feita basicamente pelo telefone, telegrama e cartas.

Com a popularização da internet, potencializou-se o uso das TICs em diversas áreas. Diversos recursos e ferramentas foram criados e isso transformou-se em uma grande rede mundial. Afinal, não restam dúvidas de que o e-mail, chats, fóruns, redes sociais, mensagens instantâneas e webcam modificaram profundamente o nosso modo de interagir com o mundo.

Portanto, a tecnologia da informação e comunicação é, de fato, um grande avanço. Trata-se de uma tendência que desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento empresarial, permitindo que pessoas trabalhem remotamente e troquem informações mesmo estando geograficamente separadas.

Dica: Conheça os principais indicadores da área de facilities

Quais são as vantagens proporcionadas pela TIC?

Conforme dissemos, inúmeros setores da sociedade podem desfrutar os avanços proporcionados pela TIC. Mas é preciso enfatizar o quanto ela contribui para a melhoria das empresas e da área de educação.

Proporciona mais integração no cotidiano corporativo

Uma das vantagens mais expressivas da tecnologia da informação e comunicação é, sem dúvidas, a maior integração que ela traz ao ambiente corporativo.

Ferramentas como a videoconferência e as mensagens instantâneas proporcionaram mais mobilidade corporativa, transformaram a comunicação empresarial e permitiram que diversos funcionários troquem ideias e informações, mesmo estando em locais diferentes.

Aprimora os processos de aprendizagem

No que diz respeito à educação, resta claro que a inclusão de computadores e diversos aplicativos voltados para esse segmento aprimoram o processo de aprendizagem e facilitam que a educação chegue a todos os indivíduos, inclusive por meio da inclusão digital.

Nesse cenário, as videoaulas e os cursos a distância (EAD) foram um grande avanço para a educação, levando informação a qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Contribui para a redução de custos empresariais

A tecnologia é, sem dúvidas, uma grande aliada do empreendedor contemporâneo. Seja qual for o seu porte e ramo de atuação, é possível reduzir custos operacionais com o uso de recursos trazidos pelas TICs.

Podemos citar como exemplo as alternativas ao uso do telefone. A tecnologia conhecida como VoIP utiliza a internet para realizar as chamadas e, assim, reduz consideravelmente o custo da conta de telefone empresarial.

Além disso, softwares de auditoria e gestão telefônica são frutos de um trabalho conjunto entre a tecnologia da informação e o setor de telecomunicações e trazem bons resultados às empresas, especialmente no que diz respeito a um controle maior do uso do telefone em ambientes corporativos.

Clique no banner abaixo e aprenda a reduzir os custos sem afetar a produtividade da empresa!

Quais são os impactos econômicos e sociais dessa tendência de mercado?

Para finalizar o post de hoje, não podemos deixar de abordar os impactos positivos que a tecnologia da informação e comunicação gera. É possível perceber que a sociedade de modo geral evolui bastante com a utilização dessas ferramentas.

Do ponto de vista econômico, ressalta-se que os lucros empresariais se ampliam e o mercado como um todo tende a evoluir. Com tantos recursos sendo aplicados, é natural que as empresas cresçam de maneira saudável.

Ademais, tais tecnologias contribuem para o estabelecimento de uma concorrência mais qualificada. Os empreendimentos conseguem modernizar seus produtos e serviços, sendo, portanto, o consumidor final um dos maiores beneficiários.

Os impactos sociais também são evidentes. Afinal, não há como negar que a sociedade passa a ter acesso a ferramentas que têm a capacidade de tornarem o seu dia a dia mais eficiente e confortável.

Dica: Gestão de custos: entenda o que é e como aplicar

A TIC entrega aos indivíduos uma série de recursos que permitem uma melhor comunicação entre as pessoas, diminuindo barreiras geográficas e levando mais informação e interação a diversos cantos do planeta.

Dessa forma, é possível concluir que a tecnologia da informação e comunicação gera impactos econômicos e sociais positivos ao transformar o modo como a comunicação é desenvolvida, com a utilização constante de tecnologias e recursos cada vez mais modernos e eficientes.

Como você pode perceber ao longo desse post, a tecnologia da informação e comunicação, apesar de ser um conceito ainda pouco difundido, já faz parte de nosso cotidiano. É possível desfrutar de seus benefícios dentro do ambiente empresarial e também em nosso dia a dia, seja em nossas relações sociais, seja no processo de aprendizagem.

Gostou do artigo? Ele contribuiu para o aperfeiçoamento de seus conhecimentos? Então, que tal receber em primeira mão mais conteúdos como esse, gratuitamente, na sua caixa de entrada? Basta assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This