Soft Skills: Habilidades que estão no alvo dos recrutadores

Nós sabemos que nos dias atuais, não é somente de um currículo recheado de certificações que vive um profissional bem-sucedido!

Os recrutadores vêm buscando além de habilidades que podem ser adquiridas em livros, cursos e treinamentos. Eles procuram por competências subjetivas que são adquiridas a partir de experiências de vida profissionais e até mesmo aquelas que fazem parte da sua própria personalidade.

Estas habilidades são chamadas de “Soft Skills”

Quer saber como identificar estas habilidades? Coloque um desafio e veja como cada pessoa irá reagir diante dele! E isto não está ligado diretamente ao comportamento, pois esse muitas vezes pode ser manipulado ou escondido durante certo tempo. Já a aptidão e vontade de desenvolvimento são inquestionáveis, além de alguns casos isto é inerente ao ser humano.

Quer saber mais sobre as características das Soft Skills e como impactam dentro do mercado de trabalho?

Separamos as seis principais apontadas pela Revista Forbes.

A revista buscou estas informações com o especialista em capacitação de talentos, Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy. A fonte explicou qual foi o motivo da busca por estas habilidades. A partir do momento em que as empresas perceberam que estavam contratando pelas capacidades encontradas dentro do currículo e demitindo por comportamento. Ou melhor, na linguagem das Hards e Softs Skills, são contratados pelas Hards e desligados pela falta e/ou não desenvolvimento das Softs. Até porque, sim, você pode ser contratado sem um grande conhecimento em Soft Skills e desenvolve-las ao longo do tempo.

Comunicação eficaz

Muitos acham que a habilidade de falar bem é essencial apenas para profissões voltadas a aqueles que possuem contato direto como o consumidor, como atendimento ao cliente e vendas. Mas a realidade não é essa. O mercado de trabalho identificou que uma boa comunicação dentro das organizações é um aspecto vital.

Hoje todas as empresas precisam ter um bom relacionamento com os públicos, esta foi mais uma forma que encontraram para se destacarem no mercado. E a comunicação que estamos falando vai além da comunicação falada, é também uma boa escrita, saber ouvir, entender o que está sendo dito e transformar isto em ação. Esta competência está muito ligada a liderança e ao poder de persuasão.  

Pensamento criativo

Esta é mais uma habilidade que pode parecer que não se encaixe em todas as áreas. Porém, está entre as mais procuradas pelos recrutadores, já que em um mercado tão competitivo, o pensamento criativo pode “cair como uma luva” em momento que é necessário resolver problemas de forma rápida e inovadora.

Há quem acredita que a criatividade é um dom, mas ela pode ser desenvolvida a partir de conhecimento e atitudes que te tirem “fora da caixa”.

Resiliência

A resiliência é um bom exemplo de “soft skill” que pode ser aprimorada dentro do mercado de trabalho. Já que é neste meio onde acontece as batalhas que definirão como será sua recuperação pós momentos de crise. Isso não está diretamente ligado a força física e, sim a inteligência emocional, o que à torna mais difícil de ser adquirida. Geralmente, são pessoas com maturidade psicológica, com facilidade de adaptação a mudanças e encaram a pressão. Outra característica que faz com que ela seja tão requisitada no mercado é sua importância em todas as áreas.

Empatia

Se colocar no lugar do outro e até mesmo sentir o que ele sente é uma característica bem-vinda em todos os aspectos, tão pessoais quanto profissionais. Está tem uma grande ligação a primeira soft skills que citamos, comunicação eficaz. Ambas impactam os públicos de relacionamento das organizações. Portanto, é uma chave para uma boa gestão de pessoas e também se encaixa para todos os tipos de funções.

Liderança

Muito provavelmente se você é um líder ou quer ser tornar um, é indispensável que tenha as habilidades citadas anteriormente. Na liderança é necessário saber se comunicar bem, agregar a trabalhos em grupo, ser criativo e empático com a gestão e na conquista de seus funcionários. E ainda, fazer com que assumam responsabilidades e explore o melhor de cada um deles, assim você terá uma equipe alinhada.

Há uma alta busca por estes profissionais completos, visto que altos cargos necessitam de líderes proativos, independentes e capazes o suficiente de darem conta do recado.

Porém, como já foi dito antes, a maioria das soft skill não são percebidas em um primeiro contato. Por isso é necessário mostrar em um processo seletivo que possui estas habilidades, conte sobre projetos e mostre seu diferencial entre os demais concorrentes.

Ética no trabalho

Não é uma característica que pode ser ensinada traves de livros, cursos ou faculdades. Ela faz parte da vivência e valores de cada ser humano, elas são carregadas e desenvolvidas no decorrer da vida. O meio em que está inserido, como família, amigos e também o trabalho que vão construir o molde desta habilidade. A ética é um aprendizado da vida.

Infelizmente esta habilidade pode ser perdida no mercado de trabalho por causa da tensa dinâmica do mercado que, muitas vezes, gera competitividade, individualidade e egoísmo. No entanto, não se engane, ela não perdeu seu valor. Muito pelo contrário, ela está entre as mais requisitadas e isso vem acontecendo porque na verdade, quanto mais os profissionais desvalorizem a ética no ambiente de trabalho, mais essa característica se tornará um diferencial.

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