Quando Devo Pedir Ajuda Para Um Especialista Em Telefonia?

Normalmente todo pedido de ajuda parte de um problema que possa nos impedir de prosseguir em algo. E com a conta de telefonia da empresa a situação não é diferente. Muitos de nós temos enfrentado problemas que não conseguimos resolver por vários aspectos, mas que precisam da atenção da equipe ou que apenas uma auditoria em telefonia poderá solucionar. Contudo, que problemas são esses?

Serviços não solicitados

Um dos mais graves é quando são listados serviços que não contratados ou fora das especificações contratuais. Nestes casos será necessários negociar. Mas isso requer paciência, algo que demanda tempo e as equipes não o possuem sobrando. Situação que se remedia com uma boa auditoria em telefonia.

Divergência comercial

Também podemos relatar o caso da publicidade enganosa que consiste basicamente em ativar uma oferta e depois de tê-la o cliente percebe que muitos dos serviços não contém na mesma. A equipe comercial das operadoras são muito boas e tem ótimas promessas. De certo modo, isso não significa que estejam vendendo algo que não esteja dentro do escopo.

A questão é que nem sempre a flexibilidade da proposta vai se revelar na entrega do serviço. No fim isto vai demandar muito tempo de quem gere os contratos para encontrar soluções. Em alguns casos será apontado na auditoria em telefonia quando o serviço existe.

Divergência contratual

Seguido disso temos que também reclamar por coisas que não fizemos mas que temos que pagar. São aqueles serviços que aparecem fora do combinado na fatura. É muito comum principalmente quanto a valores a maior. Acontece também nas divergências em chamadas telefônicas que ou não aconteceram ou de fato tiveram sua duração bem diferente do realizado, algo que em faturas com milhões de chamadas somente uma auditoria em telefonia poderá apontar.

Serviços insuficientes

Esta questão é de dimensionamento. Quem vendeu o serviço não equacionou corretamente a necessidade do cliente com a capacidade de entrega da operadora. É muito comum e infelizmente o cliente perde tempo novamente em reuniões. Bem como em novas solicitações para que os serviços sejam reprogramados para atender demandas maiores.

Overdelivery

No inverso do anterior, o cliente é convencido de que precisa muito mais do que vai usar, e acaba queimando recursos de modo desnecessário. A pior questão aqui é quanto aos suprimentos físicos necessários para atender a necessidade criada de maneira ilusória para o cliente. Por isso auditorias em telefonia são eficazes em mostrar isso e deve sempre ser considerada.

O que fazer diante de tais situações?

Primeiro é preciso levar em consideração o caráter estratégico que o serviço de telefonia tem para qualquer negócio. Não há qualquer chance hoje de ser produtivo sem os serviços de voz e dados oferecidos pelas telecons.

Por outro lado o cliente é disputado por todas as operadoras e o receio de perdê-lo é enorme por parte delas. Então é preciso, neste jogo de forças, entender o que se passa com todos os personagens e obter ajuda de alguém que seja neutro nesta história.

Uma solução viável é o mapeamento dos custos e otimizações nos gastos que podem ser acompanhadas pelo cliente. Esta ação é normalmente conduzida por meio de auditorias independentes.

O momento certo no entanto depende da percepção do seu time que conduz a telefonia quanto aos fatores percebidos nas divergências e incapacidades de entrega das operadoras.

Recentemente produzimos um material chamado: Auditoria em telefonia e consultoria de telefonia: entenda a diferença! Que pode ajudar muito você a verificar como uma auditoria e uma consultoria atuam, e de que modo você pode tirar o melhor proveito para decidir o passo seguinte para solucionar os problemas de telefonia de sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This