empresa

Qual o papel de um líder em sua empresa?

Por Tiago Hungria

Uma empresa tem o funcionamento semelhante a um time de futebol. Todos os setores do campo precisam estar organizados, da defesa ao ataque e na mesma sintonia. Para que isso aconteça, toda equipe precisa ter um técnico, responsável por comandar as ações e delegar cada um dos jogadores. No mundo dos negócios, não é diferente. As empresas necessitam a presença de um líder para que as coisas possam fluir.

Para que isso aconteça, o comandante precisa estar preocupado não apenas com os rumos da empresa, mas também com a gestão dos colaboradores. Ele deve ser aberto ao diálogo, à troca de experiências e honesto. Afinal, trata-se de um espelho, que deve apresentar um comportamento exemplar e a ser seguido pelos demais.

Assim, esse líder vai ser capaz de atrair os colaboradores para junto de si, algo essencial para que possa colher os frutos desse trabalho em grupo futuramente. Ninguém vai a lugar nenhum sozinho. Eu, como gestor da WeAudit, levo como filosofia de vida que o talento coletivo sempre vai se sobrepor ao individual. Por isso, é imprescindível também saber em que “posição cada um joga”.

O que isso significa? Não dá para escalar um atacante na zaga ou vice-versa. É preciso identificar os pontos fortes, as habilidades e características de cada colaborador, e coloca-lo na função correta. Desse modo, ele vai poder ter um melhor desempenho e, consequentemente, crescer individualmente como profissional, mas também trazer frutos e resultados positivos para seu negócio.

É de fundamental importância que o líder tenha noção que os colaboradores são elementos indispensáveis na cadeia produtiva. Sem eles, a empresa vai ficar estagnada, os passos vão ser menores e o caminho a ser percorrido se torna mais demorado.

Portanto, acredito que conservar a harmonia é extremamente importante ao longo desse processo. Assim como em um time de futebol, o equilíbrio se torna fundamental para alcançar os resultados – todas as partes precisam estar na mesma sintonia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This