Quais os caminhos da sua empresa?

Por Tiago Hungria

Essa é uma pergunta que todos devem fazer antes de abrir um negócio. É muito comum pensar em algo que te atrai, seja do seu gosto pessoal. Entretanto, nem sempre essa é a tendência do mercado, pois é preciso ter planejamento estratégico. Ele passa diretamente pela missão, visão e valores que todo lugar deve possuir, responsáveis por moldar a identidade da empresa, dar uma cara a ela.

Trata-se de um tridente fundamental, já que é o ponto de partida para todos os outros planos a serem tomados. E isso independe do tamanho da empresa – ela pode ser pequena, média ou grande. São aspectos essenciais para definir os rumos e os caminhos a serem percorridos ao longo do processo para atingir as metas.

A missão, por exemplo, vai ter papel de destaque ao delimitar o setor e mostrar a razão para aquele negócio existir. Ela está diretamente voltada ao produto e aquilo que você vai oferecer para seu cliente. Ou seja, se você não tiver isso bastante definido acaba impactando em todo o processo. Consequentemente, na sua imagem e reputação.

Já a visão mostra onde a empresa quer chegar, os objetivos a serem alcançados. Eu concordo quando grandes líderes como Steve Jobs, por exemplo, dizem que a visão é o pilar mais importante. Afinal, é ele que mostra o que o negócio pretende ser, o que está almejando e o que está buscando. Se o horizonte à frente é frutífero ou não.

Como gestor da WeAudit, acredito que nossos valores são inegociáveis. Nós devemos fazer com que a empresa reflita nossa imagem. Essa reputação se constrói por meio de resultados e comportamentos. Devemos ser como um espelho que reflete ética e excelência, duas diretrizes essenciais em minha empresa. Isso deveria ser obrigatório em todos os ramos, independente da área.

Identificar o tridente é fundamental para a realização do planejamento estratégico e, assim, pensar nos mecanismos e processos para a empresa. Se isso não acontecer, você vai navegar sem rumo, enfrentar águas turbulentas e, provavelmente, ver o barco afundar. Não é isso que você quer, é? Pense bem nesses pontos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This