Quais as principais ferramentas de TI que ajudam na auditoria telefônica?

O processo de auditoria telefônica é um passo crucial para determinar, entre vários pontos, quais são os valores que estão sendo cobrados indevidamente ou o que tem gerado gastos desnecessários. Nesse sentido, as ferramentas de TI (Tecnologia da Informação) são grandes aliadas para as organizações que executam procedimentos dessa natureza.

Isso acontece, já que a tecnologia passou a ser amplamente adotada no setor corporativo, tendo em vista a sua contribuição para solucionar os mais diversos tipos de problemas, sobretudo quando a resolução requer uma boa análise de informações — atividade fundamental

Partindo dessa premissa, exploraremos a relação entre os esforços de TI e os processos de gestão /  monitoramento das empresas, apresentando 4 ferramentas capazes de agregar valores indispensáveis para o gerenciamento das faturas de telecom.

1. COBIT

O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é conhecido como um documento no qual é apresentado um modelo de framework, ou seja, uma junção de códigos que promove uma funcionalidade genérica — que pode ser adaptada a processos específicos.

Como não há um framework focado na área de Telecom, o COBIT possui uma das metodologias que pode ser adaptadas para a governabilidade do setor, de modo a promover a inovação e a redução de ocorrências de indisponibilidade.

2. PMBOK

Seguindo o raciocínio de que é preciso considerar as melhores práticas de gerenciamento, destinadas a todos os tipos de projeto, é possível ver no PMBOK (Project Management Body of Knowledge) um excelente complemento para uma análise estratégica das contas com telefonia de uma empresa.

Isso porque os métodos que compõem o PMBOK, documentos por meio de um guia e compostos por cinco grupos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento), têm a capacidade de:

  • otimizar o fluxo de comunicação;
  • padronizar atividades de gerenciamento;
  • melhorar o tratamento de riscos;
  • garantir a execução das atividades importantes;
  • aprimorar o uso dos recursos disponíveis, etc.

Além disso, dentre as suas áreas de gerenciamento, temos a de gerenciamento de custos. Aqui, se estabelece uma estimativa de custos sobre os recursos necessários à conclusão e excelência das atividades de um projeto.

3. IDEA

O IDEA (Interactive Data Extraction & Analisys) entra nessa lista de ferramentas de TI com ênfase na extração e análise de dados — muito utilizado para detecção de fraudes e inconformidades com as políticas de controle interno.

As funções dessa poderosa ferramenta de TI consistem na leitura, exibição, análise e manipulação de dados oriundos de diversas fontes, pontencializadas pela leitura ilimitada de registros.

Em sua versão Audimation, voltada para profissionais das áreas de Contabilidade e Finanças, o IDEA oferece recursos ainda mais específicos e com interface intuitiva, permitindo que colaboradores de diversas áreas possam executar as atividades sem problemas.

4. Galileo

Trata-se de um gerenciador de auditoria integrada — desenvolvido pela Risk & Assurance —, capaz de gerar documentações, incluindo relatórios ricos em informação e que podem ser adaptados para fins específicos, tais como a auditoria telefônica.

Algumas das principais atividades que o Galileo executa envolvem:

  • planejamento estratégico anual;
  • atividade de monitoramento;
  • levantamentos de auditoria.

Com isso, a empresa obtém a garantia de que as áreas cruciais estão bem orientadas, que os problemas detectados podem ser solucionados em curto espaço de tempo e assegura o bom gerenciamento de informações pertinentes aos processos de auditoria.

Certamente, você percebeu o quanto as ferramentas de TI são fundamentais para o processo de auditoria telefônica, já que fornecem as melhores sugestões para o controle no uso dos recursos presentes na empresa.

Caso ainda tenha dúvidas ou queira participar da conversa, sinta-se à vontade para deixar seu comentário logo abaixo!

Baixe também nosso E-book gratuito sobre Auditoria externa de TI e saiba como se preparar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This