Inteligência Artificial

O que esperar da Inteligência Artificial no futuro?

Hoje, esse alerta está presente em toda pessoa que tem alguma dúvida sobre qual vai ser o comportamento da Inteligência Artificial no futuro. De um lado você tem pessoas que defendem liberdade total e a colheita dos frutos de uma sociedade onde as máquinas fazem tudo e o ser humano apenas se aproveita disso.

Os avanços na automatização de máquinas e sistemas nos últimos 20 anos acendeu um alerta em toda a comunidade científica.

Mas por outro lado temos os fatores incontroláveis em que a Inteligência Artificial pode evoluir, tornando o futuro muito incerto num ambiente onde “seres” não humanos estão no controle.

O Debate Ético

Apesar de o nosso conhecimento hoje dizer que máquinas só fazem aquilo que foram programadas para fazer, não são esses tipos de máquinas que os desenvolvedores de Inteligência artificial estão criando.

O Ambiente científico de desenvolvimento de AI, está empenhando em fazer máquinas que são como bebês. Que evoluem e aprendem com seus próprios erros e também com os erros dos outros seres humanos.

Apesar de lento, muito lento por sinal, esse desenvolvimento está evoluindo. E segundo especialistas, a projeção do aprendizado é geométrica e tende ao infinito.

E isso assusta muita gente. Pois se uma máquina é projetada para aprender, ela simplesmente pode seguir aprendendo até chegar no mesmo padrão humano de aprendizagem.

A questão é que ela não para por aí.

Evolução Constante

Hoje o que se vê são experimentos. Apple, Amazom e Microsoft, por exemplo possuem seus próprios robôs com AI e são usados para “conversar” com usuários de seus produtos.

Várias empresas estão usando AI no marketing e atendimento como meio de baixar seus custos com pessoal e aproveitar a montanha de dados que a multidata da empresa possui.

Em outros setores temos o caso da Uber que está desenvolvendo carros e caminhões autônomos, assim como o Google também está investindo nesta área.

O ambiente tem sido muito favorável e as pessoas estão aos poucos entendendo o lado bom de tudo isso. Porém ainda existe muito receio dessa evolução. Parte dela por causa do emprego e outra por parte da incógnita que são estas evoluções.

O que esperar?

A cada dia Inteligência artificial vem fazer parte de nossa vida com um detalhe ou outro. Provavelmente você já foi atendido por um robô em nem estava sabendo.

Mas muito do que está por vir ainda nem foi descoberto ainda. Estamos ainda na fase do embrião desse bebê chamado Inteligência Artificial.

Os negócios precisam sim ficar de olhos bem abertos, principalmente suas equipes de TI, para o que já pode ser implantado agora. Claro que sempre com objetivos de obter conhecimento, principalmente para se tornar não apenas expectadores, mas agentes de mudança nessa nova revolução que já está acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This