Investindo em franquias com propósitos

A importância de investir em franquias com propósitos

Investir em franquias é uma opção cada vez mais ponderada pelos empreendedores, seja pelo fato de já haver um negócio formatado e testado ou por sua segurança. O potencial franqueado decide em qual marca apostar após analisar uma série de dados, especialmente indicadores de negócios como lucratividade, projeção de tempo de retorno, ponto de equilíbrio e por aí vai. Entretanto, há algo que nem todos levam em consideração (ou ao menos não dão a devida importância) e é tão relevante quanto os critérios citados anteriormente: o propósito de marca.

Ao investir em uma franquia, o empreendedor adquire um negócio pronto, não elaborado por ele, que possui valores e propósitos definidos por outra pessoa. Assim, é importante que haja identificação com tais para evitar conflitos futuros e, principalmente, potencializar resultados.

Atualmente, as empresas buscam se diferenciar não apenas em relação a seus produtos e serviços, mas também em suas filosofias. Isso gera um conceito de marca e empatia não apenas com o consumidor final, mas também com os próprios colaboradores e fornecedores. Clientes engajados com a causa são mais fiéis à marca e apresentam maior ticket médio. Colaboradores identificados com a empresa são mais felizes no âmbito profissional e, consequentemente, mais produtivos.

Embora o lucro continue sendo o objetivo principal, a responsabilidade social toma espaço na orientação estratégica das empresas, de modo a promover benefícios às sociedades nas quais elas estão inseridas.

No caso do franchising, há redes que estimulam e incentivam seus franqueados a realizarem projetos sociais em suas comunidades. Além disso, por possuírem um alcance territorial massivo, promovem profundas mudanças no mercado e na sociedade, impulsionando o desenvolvimento.

Portanto, é essencial que o franqueado esteja alinhado com os propósitos de sua marca, pois esta será a motivação de seu trabalho e do trabalho de sua equipe. Ao adquirir uma franquia, muito mais do que comprar um negócio, ele está se juntando aos sonhos e propósitos de uma rede de pessoas.

 

Sobre o autor

Tiago Hungria é empresário e fundador da WeAudit, empresa referência em auditoria telefônica no Brasil. Com duas décadas de experiência em gestão comercial e empresarial, foi pioneiro no lançamento da primeira franquia de auditoria telefônica do país em 2017.

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