inteligência artificial

Como TI pode liderar o desenvolvimento de Inteligência artificial na companhia?

Muito tem se falado sobre a inteligência artificial e como ela vai tornar a vida de todos mais fácil. Empresas gigantes como Apple e Amazon vem desenvolvendo soluções interessantes com a tecnologia, com foco em assistentes pessoais que aprendem sobre nossos hábitos e nos ajudam no dia a dia.

Mas e no ambiente corporativo? Que tipo de ações com AI (artifial Intelligence) podem melhorar o ambiente de negócios e a relação com os clientes?

Selecionamos uma pequena lista de ações, que o TI pode liderar no desenvolvimento de inteligência artificial na empresa

 

Atendimento ao Cliente

Vem sendo muito normal ser atendido por uma máquina. As pessoas de um modo geral estão acostumadas com isso, e na internet não é diferente. Hoje o TI tem a disposição integrações de bots de atendimento com plataformas como o Zendesk ou Salesforce quando o cliente vem pelas redes sociais(messenger, skype, whastapp).

Muitas empresas estão testando e melhorando seus atendimentos com os Bots. Tem sido um ótimo ponto de partida para TI iniciar com a AI.

 

Segurança de Dados

Se tem uma coisa que preocupa o TI é segurança da informação. E o uso de AI para monitorar e reagir a tentativas de invasão ou ataques cibernéticos orquestrados tem sido cada vez maior.

Uma pesquisa com 834 companhias de grande porte do mundo todo, revelou que 44% já estão usando a AI para detectar e reagir contra invasores.

Nestes casos a melhor saída para TI é sem dúvida contar com parceiros especializados, e ganhar know how com eles sobre como lidar com os problemas.

Business Management

Gerenciar o negócio com tantos dados e com tantas plataformas diferentes não tem sido nada fácil.

A questão é que nem sempre os números estão dizendo com clareza alguma coisa. A necessidade de uma tradução nos dados e um direcionamento é algo que ainda é feito pelo ser humano na maior parte do tempo.

Porém já existem várias automações de rotinas simples, como agendar uma reunião, programar uma viagem de negócios e ajudar em tomada de decisão com base em dados, que a AI já faz hoje.

E a cereja do bolo é justamente o auxilio na tomada de decisões. A IBM fez uma estimativa recente de que 2 trilhões de dólares serão investidos em TI até 2025 só com AI para auxiliar na tomada de decisão nos negócios.

 

Financeiro

Com praticamente tudo caminhando para o digital, a interferência humana nas transações e no armazenamento de dados para comprovação de transações tende a ser zero. Ainda que o papel do CFO siga estratégico para o negócio, a tendência é de operacional cada vez menor.

Alguns super computadores, como é o caso do Watson, da IBM, já são capazes de ler milhares de contratos e determinar qual a combinação de cláusulas é a ideal conforme a necessidade.

Some-se a isso o fato de que a adoção de moedas digitais e o pleno uso da Blockchain, torna a AI um aliado ainda mais importante em mercados voláteis como os de tais moedas.

 

Recurso Humanos

Ainda que a AI tenha chegado pra ficar, o ser humano ainda vai continuar dizendo para onde as máquinas precisam ir. E com certeza continuará tendo que procurar, contratar e integrar pessoas as equipes no trabalho.

Esse trabalho hoje já pode ser feito de maneira automatizada, e até já tem gente fazendo isso com ajuda de um SaaS chamado RestlessBandit. Que usa Inteligencia artifical para criar matchs entre candidatos e jobs descriptions que são alimentados pelas empresas.

Todo o processo desde a procura até a contratação já pode ser feito sem interferência humana. Fazendo assim com que o pessoal de RH possa ter tempo de cuidar das pessoas de fato e não ficar realizando processos seletivos laboriosos.

 

Marketing e vendas

Muito investimento vem sendo feito com base em análise puramente humana para o marketing e vendas nas empresas.

Mas a realidade é que budgets cada vez mais altos para o digital marketing, o ideal é usar a inteligência artificial para fazer micro ajustes diários em campanhas e outros elementos do marketing com maior velocidade.

Muito desse trabalho o TI pode ajudar com integrações entre os parceiros que tocam os projetos de marketing e os setores da empresa que vão dar o feedback (financeiro, produção, compras) sobre os resultados.

Uma breve conclusão

Como podemos notar, os elementos em que a Inteligência artificial pode melhorar nos negócios é bastante amplo. Mas sempre será necessário que alguém tome a ação e faça evoluções nesta área.

Os ganhos de longo prazo são enormes, não só salvando recursos, como tempo das pessoas que já não precisam realizar certas tarefas.

Existem geralmente 2 barreiras que impedem o TI de implementar algo com a AI na corporação:

 

1 ) Capacidade Técnica

Muitos profissionais não estão totalmente aptos a criar ou implementar soluções existentes de AI. Parte deste problema vem por aquilo que o profissional não sabe.

Então a recomendação é ampliar a leitura e se aproximar de parceiros que possam ajudar o negócio a salvar tempo. Normalmente a AI vai se aplicar em tarefas que podem ser repetitivas ou sequenciais.

E é muito comum que algo que você queira criar do zero, alguém já esteja fazendo ou pelo menos testando, e você pode então participar.

 

2) Orçamento

Muitas vezes o desejo de colocar uma solução que traga ganhos significativos de recursos, esbarra no fato de não existir orçamento previsto.

E nessa hora começa aquela luta para tentar encaixar o projeto num orçamento para o ano seguinte, pelo menos.

Mas se esse é o seu caso, é possível fazer diferente. Muitas empresas no Brasil, estão com ótimas ideias de implementação de projetos em TI e inteligencia artificial, mas não existem recursos disponíveis. Mas quase toda grande empresa hoje, tem custos que podem ser cortados em Telefonia.

Inclusive era esse o caso da Canon Brasil, que precisava ter recursos para investimento e resolveu olhar onde havia recursos dentro da empresa que poderiam ser salvos. Veja:

Então, o caso o Elias é muito comum em diversas empresas com centenas de funcionários e muitas contas para cuidar. Com uma auditoria em telefonia minunciosa, é possível obter o dinheiro que falta para tocar aquele projeto de TI que ta aguardando recursos.

Quer saber se este é um caso em que a sua empresa pode se aproveitar?

Acesse
www.weaudit.com.br/avaliacao e veja se podemos ajudar você a recuperar recursos rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This