Infográfico: 5 áreas impactadas pela Internet das Coisas (IoT)

Vivemos em um mundo digital. As pessoas e as organizações estão cada vez mais conectados entre si e qualquer profissional precisa estar atento à conectividade e à Internet das Coisas ou IoT.

E o que teremos com o avanço da IoT? Progressivamente, equipamentos eletrônicos do nosso dia-a-dia como eletrodomésticos, vestuário, carros e transporte público estarão cada vez mais conectados à internet. E esta revolução também tem acontecido com as nossas ferramentas de trabalho, o que tem impulsionado a modernização das organizações.

Não se engane acreditando que a revolução da IoT será lenta, irá diminuir o ritmo ou que sua organização não precisará fazer os investimentos necessários: até 2020 os gastos com IoT irão ultrapassar US$1 trilhão. É muita coisa, não é mesmo?

Algumas áreas de negócios serão ainda mais afetadas por esta revolução e precisam, mais do que nunca, ficarem atentas e iniciar as pesquisas e investimentos, ou até mesmo aumentar o que já é investido.

Separamos cinco destes segmentos que tem apresentado relevância na ligação com a Internet das Coisas e colocarmos em um infográfico que você pode ver, analisar e compartilhar na sua empresa. São eles:

Varejo

Por ter contato direto com o consumidor final, que está cada vez mais conectado, o setor de varejo já tem investido em inovação e em IoT.

Com o constante aumento da utilização de smartphones, muitas das novidades estarão relacionadas aos celulares. Por exemplo, 56% dos usuários destes dispositivos acreditam que a sua utilização durante as compras pode deixar a experiência mais agradável.

Wearables

Wearables são tecnologias vestíveis, ou seja, itens que podem ser utilizados pelos usuários como se fossem acessórios. E como já sabemos, isso tem crescido cada vez mais com investimento de empresas como Google e Apple e lançamento de produtos incríveis como alguns super-relógios.

A tendência de crescimento é muito grande e, segundo o IDC, 213,6 milhões destes dispositivos estarão em uso em 2020.

Saúde

A medicina está em constante evolução e, é claro, o segmento de Saúde não ficaria de fora da evolução relacionada a IoT. A tendência é que tenhamos cada vez mais dispositivos que nos dêem relatórios e informações acerca de como nosso corpo e nossa mente estão funcionando. Não é incrível?

Educação

Desafio do Brasil e do mundo, a educação já evoluiu muito e hoje os alunos conseguem estudar através de laptops, celulares e smartphones.

Com relação à IoT, a gigante IBM irá investir US$ 3 bilhões nos próximos anos e grande parte deste valor será direcionado exclusivamente à educação.

Transporte

A constante busca por GPS integrados já mostra a grande procura por conectividade em automóveis. Dados apontam que em cinco anos teremos 250 milhões de carros conectados e que as montadoras terão que se adaptar para oferecer cada vez mais tecnologia e sofisticação.

 Estas são apenas algumas das áreas que serão impactadas pela Internet das Coisas. Com certeza muito mais virá ao longo dos anos com o desenvolvimento tecnológico constante.

Gostou das informações? Veja mais em nosso incrível infográfico, comente no campo abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

 

Conheça 5 áreas impactadas pela Internet das Coisas (IoT)
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
                                                                Conheça 5 áreas impactadas pela Internet das Coisas (IoT)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This