A importância do networking para a sua carreira

Sabemos que os requisitos para se tornar um profissional bem sucedido aumentam constantemente, o que acompanha as transformações de mercado. Além da graduação, cursos, especializações, idiomas e vários outros requisitos podem te ajudar a conquistar uma boa colocação. Um outro item que se torna cada vez mais importante – sobre o qual vamos falar hoje – é a rede de contatos, também conhecida como networking. 

Networking, por definição, é uma palavra em inglês que indica o estabelecimento de uma rede de contatos. Ou uma conexão entre pessoas, que torna-se um sistema de suporte para compartilhar serviços e informação. De fato é uma ferramenta que sempre foi importante para a desenvolvimento humano. Cada dia mais, o networking tem se tornado notável por criar um verdadeiro ecossistema que possibilita facilidade e confiança entre os envolvidos.

No entanto, diferente do que era feito há alguns anos, não se trata mais de troca de cartões de visita com quem conhecemos. Nem se limita a nichos ou grupos específicos. Com o avanço tecnológico, dezenas de ferramentas possibilitam o contato de forma mais rápida e eficaz. No que diz respeito a negócios e empregos, destaca-se por exemplo o LinkedIn. Através dele é possível localizar pessoas, por meio de filtros, com nome das empresas em que trabalham, cargos, funções e palavras-chaves. Este local também é propício para compartilhar suas experiências, como participações em palestras e cursos, voluntariado e relatos de suas experiências dentro do cotidiano corporativo. 

Tenha sempre em mente que onde há pessoas, há oportunidades de networking.

E o networking pode ser a ferramenta de relacionamento que vai te ajudar a conseguir aquilo que você precisa, como por exemplo, uma recolocação no mercado ou novas oportunidades de trabalho.

Foi através deste sistema de relacionamento – o networking – que nós da WeAudit conhecemos o Heider e a Laura. Os dois participaram de ações de voluntariado do nosso programa chamado WeCare. O que proporcionou a eles desenvolver networking não só com os colaboradores da WeAudit, mas também com os diretores. O relacionamento se estreitou e eles participaram do nosso Processo Seletivo para então se juntarem ao time.

Mas não se engane: a WeAudit não promove favoritismo nem aceita nenhum tipo de preconceito em seu Processo Seletivo. Lembre-se, o networking vai te ajudar sim a se destacar, mas os valores da empresa estão acima disto. Tanto o Heider quanto a Laura só puderam entrar para nosso time por cumprirem os requisitos exigidos pelo processo para as posições.

E mais, não caia no erro de achar que o networking é uma forma de só um dos lados se dar bem. É imprescindível que os relacionamentos sejam do tipo ganha-ganha em que os dois lados se favorecem. E uma ótima dica é: agregue valor antes de pedir favor. E relacione-se, não deixe de criar o seu próprio networking no dia a dia.

Se você quiser se juntar a nós na busca por agregar valor para o mundo através de pequenos gestos. Junte-se ao WeCare.

Estamos de braços abertos esperando por você. Para saber mais, acesse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This