Entenda os benefícios do outsourcing TI

Fazer mais por menos. É isso que tem motivado as empresas a começar a alocar a área de TI para outras empresas, o chamado outsourcing TI.

Outsourcing significa terceirização de serviços. Que tal descobrir um pouco mais sobre como funciona a terceirização de serviços de TI e suas vantagens? Continue com a gente!

O que é Outsourcing TI?

Outsourcing TI é mais abrangente do que uma simples terceirização de serviços. É toda a gestão dos sistemas e recursos alocados em uma empresa especializada, contratada para adequar toda a necessidade de seus clientes, com o menor custo e a melhor qualidade.

Não existe distinção quanto ao tamanho da empresa para contratar esse serviço, já que tudo pode ser devidamente planejado e ajustado de acordo com a necessidade de cada cliente. As empresas que desejam contratar o outsourcing TI devem procurar uma empresa que tenha um know how que passe segurança e uma estrutura capaz de atender as necessidades do momento, além de ser preparada para possíveis expansões de seus clientes.

Mas quais os benefícios que o outsourcing TI proporciona? É isso que você vai descobrir a seguir.

Quais são os benefícios?

Redução de custos

Pode parecer estranho pensar em contratar um serviço mensal e economizar com ele, mas esse é o grande diferencial da terceirização em TI.

A terceirização em TI vai reduzir custos em 4 esferas:

1. Departamento de RH

Não será preciso perder tempo e nem recursos realizando entrevistas com diversos candidatos em busca do profissional ideal. Ao terceirizar, sua empresa contará com um profissional experiente e poderá começar a usufruir dos conhecimentos dele a partir do primeiro dia.

2. Treinamento da equipe

Quando a equipe de TI é própria da empresa, ela precisa sempre estar atenta às necessidades do local onde trabalha, e isso requer investimento com treinamentos, hora interno hora externo. E isso, além de tirar o foco da equipe, gera custos para a empresa.

Quando o serviço é terceirizado, todo o treinamento fica por conta da empresa contratada. Para quem contrata, resta colher os frutos e benefícios que uma mão de obra qualificada pode trazer.

3. Salários e encargos

Bons profissionais são escassos no mercado, logo, o custo salarial deles é mais elevado. Além disso, em caso de rescisão de contrato de trabalho, os encargos também serão altos.

Contando com os serviços de uma empresa especializada, todo esse custo fica por conta da prestadora, enxugando a folha de pagamento e reduzindo esforços para manter a equipe sempre com a mesma qualidade de serviço. Em caso de um funcionário ser demitido, a sua empresa não será afetada, pois existe uma equipe altamente qualificada para dar continuidade nos serviços contratados.

4. Recursos e pagamentos flexíveis

A sua empresa vai pagar exatamente pelo que precisa. Então, os recursos disponibilizados serão, além de adequados para as atividades da empresa, flexíveis de acordo com as necessidades de cada momento, podendo aumentar em um mês e diminuir no outro. Tudo sempre de acordo com a demanda de serviço, o que gera uma economia nos investimentos.

Foco da equipe

É importante enxergar que toda a infraestrutura de TI deve ser vista como ferramenta essencial para o funcionamento dos serviços da empresa. Com o departamento de TI funcionando perfeitamente, a sua equipe não precisará mais se preocupar com os problemas vindos desse departamento, focando seus esforços em melhores estratégias de negócios e, com isso, impulsionando o crescimento da empresa.

Infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI pode ser terceirizada também, ou pode ser feita com equipamentos próprios. Vale lembrar que, no caso da segunda opção, o investimento fica por conta da própria empresa, e pode ser direcionado pela empresa contratada. O ideal é que, uma vez terceirizados os serviços de TI, a infraestrutura também seja, para que possa acompanhar todo o desenvolvimento sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados e garantindo a qualidade e eficiência desejada.

Para contratar um outsourcing TI, o planejamento é indispensável e consultorias podem ajudar a conseguir o melhor para sua empresa.

Gostou dos benefícios que o outsourcing TI pode gerar para sua empresa? Deixe o seu comentário sobre o assunto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This