monitoramento de TI

Entenda o impacto financeiro do monitoramento de TI

Em um ramo cada vez mais competitivo, garantir o funcionamento de toda rede e sistemas, reduzir custos e otimizar processos são tarefas essenciais para melhorar os resultados e se destacar no mercado. Nesse sentido, o monitoramento de TI é um aliado bastante estratégico para o negócio.

Através desse recurso, é possível prever situações prejudiciais ao empreendimento e tomar decisões que garantam o correto funcionamento de todos os setores. Um monitoramento de TI eficiente, portanto, é capaz de evitar problemas e diminuir custos.

No post de hoje, você vai entender melhor como o monitoramento de TI pode impactar positivamente nas finanças da empresa. Se preferir, você pode assistir ao vídeo gravado por Tiago Hungria, fundador da WeAudit com mais de 18 anos de experiência comercial. Nele, você encontrará este conteúdo explicado de maneira rápida e fácil. Confira!

Prevenindo incidentes

Um ambiente corporativo está sujeito a problemas na área tecnológica. Uma pesquisa realizada no exterior afirma que 76% dos stakeholders (pessoas que podem ser afetadas pelas ações da empresa) aceitam o fato de que incidentes graves do tipo são inevitáveis.

Contudo, é vital adotar meios que permitam a identificação dos problemas com antecedência, antes mesmo de gerar impactos negativos à empresa. Através do monitoramento de TI, a equipe pode acompanhar o funcionamento da infraestrutura e consegue agir proativamente para evitar maiores desdobramentos.

Acompanhando a disponibilidade de recursos

Além da prevenção, o monitoramento de TI ainda é um recurso que pode gerar significativos ganhos financeiros através de análises completas. Ele permite que a disponibilidade de recursos, como internet e telefonia sejam constantemente avaliados.

Deste modo, a equipe de TI consegue garantir máxima eficiência para área de negócio, na medida em que todas as ações podem ser tomadas para otimizar os recursos contratados, analisando inclusive questões contratuais e o serviço entregue pelos fornecedores.

Avaliando a utilização de equipamentos

A rentabilidade do negócio também é afetada pelos equipamentos. Pesquisadores indicam que até 30% de servidores ficam apenas ligados sem um uso significativo de suas funcionalidades, por exemplo.

Tudo isso representa gastos maiores que podem ser evitados através de um monitoramento de TI, responsável por realizar a gestão dos recursos de forma otimizada e inteligente ao redimensionar servidores para cortar gastos desnecessários.

Evitando ataques cibernéticos

As preocupações com questões de segurança da informação não são à toa. Informações valiosas, procedimentos técnicos, documentos e tudo que está disponibilizado em uma infraestrutura tecnológica precisa de atenção contra o ataque de hackers.

Por isso, o monitoramento de TI é extremamente eficiente para identificar comportamentos suspeitos na rede da empresa. Com isso, as medidas necessárias são tomadas para manter a segurança dos dados e protegê-los de possíveis danos.

Propondo melhorias com monitoramento de TI

Além dos recursos citados, também é possível detectar opções de melhorias com um monitoramento de TI eficiente. Através da análise constante das informações envolvidas — como relatórios de performance, erros e custos —, a equipe consegue verificar a possibilidade de otimizar a rede.

No caso dos serviços de telefonia, é necessário avaliar constantemente os níveis de utilização e o tipo de contratação realizado. Com o apoio de parceiros especializados, é possível cortar gastos — e aumentar a receita — ao localizar cobranças indevidas e efetuar ajustes na conta.

Portanto, considerando todas as vantagens destacadas, fica claro que o monitoramento de TI tem grandes impactos positivos nas finanças do negócio. Através dessa ferramenta de gestão, toda a empresa ganha e a melhoria dos resultados é a consequência natural.

Quer ficar por dentro de conteúdos como esse? Então assine nossa newsletter e receba nossas novidades. É gratuito!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This