Empresas são como organismos vivos e um motivo de ser denominada de tal forma é porque são constituídas por pessoas. Vivemos em tempos de uma geração muito mais exigentes e de grande competitividade. Isso acontece em vários sentidos e os aspectos voltados a carreira profissional não ficam para trás. Cada vez mais, os profissionais têm se dedicado à suas carreiras e almejam patamares mais altos, atrelados ao sucesso e realização profissional. Buscam por empresas que ofereçam melhores oportunidades e que agreguem valores a sua vida profissional.
O Plano de Carreira é um artificio que auxilia os profissionais a enxergarem o futuro com mais consistência e também os mantem sempre motivados a atingir seus objetivos. Serve como um mapa para nortear colaboradores para construção e consolidação de sua empreitada profissional. Um programa estruturado que mostra uma visão de crescimento, através de determinada competência, indicando qual o melhor caminho a ser percorrido dentro da organização.
Na WeAudit, apresentamos o Plano de Carreira para os candidatos já no processo seletivo.
Nosso diferencial no Plano de Carreira é sua estrutura desenhada, a partir de estudos de cargos e funções. Assim os colaboradores têm uma noção real de prazos de evolução, visando pela transparência. Através dos feedbacks constantes é possível ter um direcionamento para alcançar metas e são feitos retornos mais completos com planos de ação.
Afinal, como acontecem? Estas ações podem partir dos funcionários de forma individual, cada um traçando seus objetivos e metas. Mas, também estrategicamente pelas próprias empresas, que estudam os cargos, desenham os cenários e constroem planos para que seus colaboradores cresçam de acordo com suas expectativas. Dessa forma os gestores sabem como devem avaliar seus funcionários e os conduzindo a novos desafios.
Esta é uma forma de reter talentos e potenciais colaboradores. Por isso é importante que organizações valorizem o capital humano. Invistam em bons planos de carreira, dedicando inteligência para entender como contribuir para uma evolução constante.
Para que o plano de carreira saia do papel e aconteça de forma funcional na prática, é necessário que os objetivos dos funcionários e empresa estejam alinhados e que as expectativas estejam claras. Estabelecendo metas e missões realistas, acompanhando resultados e indicando melhorias, pois desta forma fica visível aonde ambos querem chegar.
E você? Já pensou em trabalhar com plano de carreira funcional? Se identificou com algo?