Descubra por que você deve automatizar os processos de TI

Manter-se na corrida para alcançar as tendências atuais do mercado às vezes é uma tarefa difícil, principalmente quando enfrentamos um cenário de competitividade econômica. Nesse contexto, a automatização dos processos de TI é uma das principais responsáveis por encurtar esse caminho e agregar valor a novos projetos.

Esse tema foi objeto de estudo pela empresa americana Freeform Dynamics. Cerca de 150 mil pessoas ligadas à área de tecnologia e de negócios foram entrevistadas. Os resultados apontaram um forte crescimento para os sistemas autônomos e inteligentes, além de apresentar um índice de 76% em relação à aceitação das vantagens que a tecnologia pode trazer para o setor de TI.

Pensando nisso, preparamos este post com os principais benefícios dessa inovação. Eles são capazes de mudar a forma como a sua empresa lida com os recursos de TI. Acompanhe:

O que é a automatização de processos de TI?

Parece contraditório, mas a tendência de automatização de processos nas empresas tem deixado de fora a área de TI. Isso mostra que a percepção intuitiva da melhoria de rotinas é vinculada à tecnologia, o que não é errado. Mas é preciso também avaliar a necessidade de maximizar a eficiência do setor.

Criar rotinas mais ágeis, reduzindo a incidência de erros e melhorando os índices de qualidade, é o foco da automatização de processos, e esse conceito é válido também para a TI.

E mesmo um ambiente naturalmente mais otimizado precisa, sim, de ferramentas capazes de promover melhorias para, por exemplo:

  • tornar o ambiente digital mais seguro;

  • identificar falhas e brechas de segurança;

  • monitorar equipamentos e dar alarmes de baixo desempenho;

  • entre outras.

Uma vantagem que vem a reboque com a automatização é a redução de custos, tanto com infraestrutura como eficiência. Como as rotinas são otimizadas, exigem menos da infraestrutura e dos colaboradores da área, que podem oferecer resultados melhores, mais confiáveis e investir na qualidade dos serviços.

E essa, como veremos a seguir, é uma das consequências positivas da automatização de processos de TI.

Dica: Certificações para gestor de TI: conheça as 7 que você deve ter

Quais são os benefícios de automatizar os processos de TI?

A TI tem papel fundamental na empresa, sendo a responsável por suportar a estrutura de rede e comunicação do negócio, fornecendo a manutenção de softwares e de hardwares, gerenciando estações e servidores, emitindo relatórios de inventários e garantindo toda a segurança contra ataques e perdas de dados.

Assegurar a automatização dos processos traz vários benefícios, sendo alguns dos principais:

Ganhos em qualidade

Os setores de TI passaram por uma forte mudança nos últimos anos, deixado de prestar apenas suporte técnico e passando a fazer parte das decisões estratégicas de uma empresa. Portanto, garantir qualidade e estabilidade dos ativos e infraestrutura é algo indispensável para os profissionais que atuam no segmento.

Sendo assim, para deixar a empresa apta a operar com uma abordagem maior de qualidade, é preciso pensar em adotar ferramentas para automação de processos e rotinas, como:

  • gerenciamento de antivírus;

  • atualização de softwares;

  • controle da eficiência da rede;

  • entre outras.

Ressalte-se que o profissional sempre pode fazer uma intervenção manual e programar qualquer ação específica em poucos cliques.

Clique no banner e confira as dicas que podem ajudar a melhorar a infraestrutura de TI da sua empresa!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Redução de custos operacionais

As ferramentas utilizadas para automatizar os processos de TI, além de permitirem um gerenciamento uma relação custo-benefício muito favorável, são uma ótima solução quando a empresa precisa gerenciar os seus processos internos de forma remota.

A tecnologia também utiliza métricas eficientes para administrar os recursos de hardware, software, simplificar a elaboração de relatórios e até mesmo reduzir a grande sobrecarga de trabalho em tarefas rotineiras de TI.

Isso minimiza os custos com mão de obra, além de entregar dados precisos e com margem de erro próxima de 0.

Dica: Saiba como utilizar a tecnologia na gestão de finanças

Quais são as principais formas de automatizar os processos da TI?

Existem várias soluções e ferramentas para cada modelo de negócio. Desse modo, é interessante contratar um serviço especializado para analisar as demandas da sua empresa. Apresentaremos as automações com o maior interesse dos usuários:

Automação de database

Essa é a tecnologia perfeita para quem precisa automatizar um banco de dados e potencializar o seu gerenciamento com correções e estabilidade. Grande parte dos empreendimentos digitais precisa trabalhar com um database de confiança para o desempenho de aplicações inteligentes, e a automação é essencial.

Veja outras vantagens:

  • processos eficientes sem tomar muita força do sistema;

  • antecipação de eventuais problemas;

  • melhor qualidade do serviço.

Dica: 5 dicas para contratar profissionais de TI de forma eficiente

Automação dos servidores

A automação de servidores é responsável por facilitar o trabalho dos administradores de TI na gestão de servidores, contando com ferramentas para trazer mais velocidade e consistência dos serviços. A tecnologia pode, inclusive, ser aplicada para suporte nos principais sistemas operacionais, servidores físicos ou até mesmo em cloud computing.

Veja outras vantagens:

  • gerar praticidade para acompanhar o crescimento das demandas;

  • aumentar a produtividade, tanto para o servidor quanto para o administrador;

  • produzir relatórios consistentes para auditoria das aplicações.

Automatização de atendimento

Vários processos mais simples podem estar sendo feitos de forma manual, inadvertidamente e têm potencial para serem automatizados de forma fácil, sem necessitar de grandes investimentos. Por exemplo:

  • redefinição de senhas de redes e de sistemas internos;

  • solicitações de trocas de equipamentos ou suportes a problemas de hardware;

  • solicitações de criação de novos usuários;

  • rastreamento de variações do número de requisições nas redes corporativas;

  • monitoramento de usuários e geração de relatórios e logs periódicos.

Implantar um sistema de help desk permite controlar e estabelecer um fluxo organizado, definindo prioridades para o atendimento ao público interno. Em um nível mais avançado, o service desk também deve ser considerado para dar suporte a problemas mais complexos e fornecer diagnósticos precisos.

Clique no banner e veja como investimentos em tecnologia podem auxiliar sua empresa a alcançar melhores resultados.

Automatização de desenvolvimento

Os processos de desenvolvimento normalmente requerem um excelente uso do tempo e controle de prazos. Quanto mais longos os códigos, maior possibilidade de erro e dificuldade de correção. Adotar ferramentas de teste automatizadas em etapas específicas do projeto auxilia a identificação de falhas e a sua correção.

Além disso, a realização de updates periódicos para eliminação de falhas também contribui para a eficácia de softwares e de ferramentas e para a melhoria do processo de desenvolvimento.

Integração à nuvem

As soluções de cloud computing vêm sendo adotadas em cada vez mais âmbitos corporativos. A sua disponibilidade e a sua vantagem de reduzir custos internos — com equipes, espaços e infraestrutura — contribuem para otimizar os resultados financeiros.

Além disso, ela também contribui para a eficiência operacional, posto que permite atender a demandas maiores e mais complexas sem exigir maior volume de recursos. Dessa forma, a manutenção das rotinas de TI ganha escalabilidade.

Dica: Como as grandes empresas gerenciam dados na nuvem?

A automatização de processos de TI está profundamente ligada à governança da área, ao passo que cadencia o setor em relação às demandas estratégicas da empresa. Tornar a TI mais ágil e eficiente adiciona valor à organização e faz da área uma alavanca de bons negócios.

Se você gostou deste post sobre automação dos processos de TI, assine a nossa newsletter e recebe mais conteúdos no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This