vantagens e desvantagens do VoIP

Conheça as vantagens e desvantagens do VoIP!

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Procurando uma forma de cortar custos com ligações telefônicas, mas inseguro sobre as mudanças estruturais que isso pode trazer para sua empresa e o setor de TI? Para te ajudar nesse processo de decisão, enumeramos neste post as vantagens e desvantagens do VoIP. Continue lendo e confira!

O que é a tecnologia VoIP

A tecnologia VoIP (sigla para Voice Over Internet Protocolou Voz sobre Protocolo de Internet) veio para substituir as linhas telefônicas tradicionais por mais praticidade e economia. Ela está por trás de softwares populares como Skype, Viber e as chamadas por WhatsApp e Facebook Messenger.

Grosso modo, o VoIP possibilita a comunicação via áudio ao transformar voz em dados que são transmitidos por meio da rede de internet entre os participantes da conversa. Por isso, a estrutura de telefonia e internet (cabos, pontos de rede etc.) podem ser as mesmas.

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Apesar de conquistar cada vez mais espaço no mercado nos últimos anos, o VoIP já existe desde o início dos anos 90, quando a internet ainda era “só mato”. O curioso é que, apesar da recente popularidade, a tecnologia foi considerada um fracasso no momento do lançamento devido à baixa qualidade das suas ligações.

Contudo, a culpa não era dos softwares em si, mas da baixa velocidade da transmissão de dados em um mundo em que a banda larga apenas engatinhava.

No Brasil, por exemplo, a única forma de conexão com a web se dava por meio da “internet discada”. Mas com a difusão da internet banda larga e o consequente aumento da velocidade de transmissão de dados, a qualidade das ligações melhoraram e o VoIP passou a ganhar cada vez mais espaço entre usuários e empresas.

Ainda assim, um engano comum é achar que, optando pela tecnologia VoIP, a empresa decreta a morte dos telefones convencionais.

O fixo não morreu: aparelhos telefônicos mais modernos, os chamados Telefones IP, já permitem transferências intra ramais e conferências entre funcionários nas empresas por meio da tecnologia VoIP.

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Principais vantagens e desvantagens do VoIP

1. Mais economia

As ligações em VoIP são tarifadas por minutos, assim como as convencionais, no entanto, por utilizarem a rede de internet, é possível realizar ligações muito mais baratas. Quando feitas por meio da rede de internet, as ligações são cerca de 30% mais baratas, em média, se comparadas às telefonias analógicas.

Além disso, ligações de VoIP para VoIP não são tarifadas (quando há um pacote que as contempla), e ligações interurbanas podem sair a preço de ligações locais. E o gerenciamento online dos ramais permite restrições de ligações externas para alguns colaboradores, se necessário.

Além de economizar com as ligações, ao optar pela implementação do VoIP a empresa também corta custos consideráveis na estrutura para a instalação. Por essas razões, inclusive, listamos o uso dessa tecnologia entre nossas 5 dicas para reduzir gastos com telefonia empresarial.

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2. Gestão online simplificada

A gestão online já mencionada é capaz de rastrear todas as ligações realizadas e recebidas por cada ramal. Uma forma prática de controlar, por exemplo, as ligações particulares realizadas pelos funcionários, e o custo invisível que elas representam.

Se necessário, o gestor VoIP permite ainda a audição e gravações das ligações. Assim, é possível monitorar produtividade e qualidade por meio de uma ferramenta única de gestão online. Isso é segurança e praticidade.

3. Alta mobilidade

Para realizar ligações via VoIP, basta utilizar um aparelho conectado a internet, em qualquer lugar. Seja um moderno telefone IP, um notebook ou o mais simples dos smartphones.

Assim, se um dos seus colaboradores estiver em um trabalho externo, ele pode utilizar a telefonia da empresa pelo celular. O que significa, sem dúvida, economia e praticidade tanto para o colaborador quanto para empresas que têm regime de trabalho home office, ou equipes que atuam externamente com frequência.

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4. Integração com outros serviços

Por se tratar de um serviço nativamente digital, o VoIP pode ser facilmente integrado com outros softwares e extensões que customizam e incrementam a experiência do usuário. É o caso, por exemplo, dos aplicativos que gravam e armazenam as conversas para que possam ser devidamente registradas e consultadas posteriormente.

Existem também softwares que permitem compartilhar durante a conversa documentos que sejam relevantes para o que está sendo debatido, como gráficos, imagens, tabelas, apresentações etc. Transformando, assim, a informação em algo mais visual e mais fácil de ser compreendida.

5. Má qualidade das ligações

Por outro lado, a qualidade das ligações realizadas com tecnologia VoIP é diretamente proporcional à estabilidade da rede e da velocidade de conexão da internet. Afinal, redes oscilantes geram ligações oscilantes.

Entretanto, se antes era abismal a diferença de qualidade entre uma ligação feita por VoIP e uma feita por telefonia convencional, hoje essa diferença é cada vez menor. Inclusive, com a tecnologia VoIP levando vantagem sobre a tradicional em alguns casos.

Desde que o pacote de dados contratado tenha boa especificação (velocidade e pacote de franquia suficiente), a qualidade das ligações por VoIP pode ser excelente. Caso contrário, não é possível garantir a qualidade.

Portanto, o ideal é providenciar um bom pacote de internet para garantir a funcionalidade da telefonia.

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6. Dependência de eletricidade

Essa tecnologia é dependente da energia elétrica, assim como da internet. E todo o sistema depende dela, desde a conexão do modem e do roteador até a instalação do ramal. Por isso, quando sua empresa passar por uma instabilidade no fornecimento de energia elétrica, seus ramais também não funcionarão.

Se a sua empresa depende da telefonia para o funcionamento, providencie alternativas de contato ou de fornecimento de energia elétrica para se esquivar desse contratempo.

7. Atrasos

Também é possível que suas ligações tenham algum atraso nas chamadas. Isso porque a decodificação de voz para dados ou a resposta do pacote de internet podem provocar um atraso ou eco nas ligações. Nada que inutilize a ligação, ainda assim, é uma desvantagem que a tecnologia pode apresentar em relação às demais.

Enfim, como vimos, trocar suas linhas convencionais por serviços VoIP significa uma economia significativa em chamadas telefônicas e opções de comunicação mais flexíveis. Com essas informações, esperamos que você consiga embasar melhor a decisão de implementar a tecnologia em seus negócios!

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Então, gostou deste post? Agora que já conhece vantagens e desvantagens do VoIP para a sua empresa, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de nossos próximos conteúdos sobre tecnologias de telecomunicação!

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