otimizar custos com telefonia

Conheça 4 maneiras de otimizar custos com telefonia na sua empresa

A crise econômica e o aumento da concorrência fazem com que as organizações tenham um foco maior para a otimização de custos. De olho nessa tendência, as empresas estão percebendo que a tecnologia é uma grande aliada para conseguir resultados cada vez mais expressivos.

Não adianta somente conscientizar os funcionários de que a redução de despesas é fundamental para a sobrevivência do negócio, mas também utilizar recursos tecnológicos que permitam aumentar a eficiência e consolidar um bom relacionamento com os clientes, o que contribui bastante para expandir as vendas.

Neste post, vamos abordar alternativas interessantes para cortar gastos com telefonia e oferecer um atendimento mais qualificado aos consumidores. Você também pode assistir o vídeo de nosso Diretor Comercial, Thiago Hungria, explicando este conteúdo. Confira!

1. Opte pelos serviços de auditoria para a otimização de custos

As faturas de telefonia podem conter alguns erros que elevam a conta. Por exemplo, os serviços podem ser mencionados de maneira equivocada, e os valores cobrados podem ser maiores do que deveriam.

De que maneira é possível evitar que esse problema impacte negativamente nos custos? Uma boa resposta para essa pergunta é contratar os serviços de uma auditoria. A iniciativa possibilita acompanhar mensalmente as faturas das operadoras de telefonia e identificar eventuais erros.

O ideal é apontar os valores cobrados indevidamente antes de pagá-los. Isso porque muitas empresas de telefonia não fazem o estorno do dinheiro e optam por conceder créditos para a próxima fatura.

2. Procure fazer inventários periodicamente

A demanda por serviços cresce, o que gera, em algumas circunstâncias, a necessidade de aumentar os pontos de trabalho e de contar com novas linhas telefônicas. Também é preciso ter atenção com os empregados recém-contratados que recebem celulares novos, sendo que as linhas antigas não são desativadas.

Para evitar despesas desnecessárias e dimensionar corretamente a quantidade de telefones, a dica é fazer inventários de forma periódica. A medida tem excelentes resultados, quando é feita por meio de softwares de gestão e de monitoramento. Além disso, é crucial ter processos bem estabelecidos de gestão de despesas, porque eles incentivam a busca por alternativas para administrar os gastos.

3. Crie um regulamento de uso para os funcionários

É importante ter muito cuidado para liberar o acesso dos empregados para os serviços de telefonia. Em certos casos, os empregados podem utilizar o smartphone corporativo para resolver demandas pessoais, como ligar para serviços com 0300, cuja tarifa é estimada por minuto. Neste caso, o ideal é bloquear os recursos que possam aumentar o valor da conta.

Porém, estabelecer regras de uso é o suficiente na maioria das empresas, pois os colaboradores entendem a importância de usar os serviços de telefonia de maneira responsável.

4. Aposte na tecnologia

Há diversas ferramentas que podem contribuir para diminuir os gastos de uma empresa com telefonia. Veja as mais utilizadas atualmente:

VoIP

Esse recurso permite converter as informações analógicas em digitais, possibilitando fazer as chamadas pela internet por meio do protocolo IP, responsável por transmitir voz e dados.

Dependendo da gestão, esse modelo de telefonia tem tarifas que podem ser até quatro vezes mais baratas do que a telefonia convencional.

Secretária Eletrônica

Muitas corporações têm elevados gastos com a conta de telefone, porque precisam retornar as ligações para os clientes. Por isso, a recomendação é adotar ferramentas que permitem instalar a secretária eletrônica. A solução possibilita atender a todas as chamadas, viabilizando reduzir despesas com telefonia.

PABX

Em geral, as chamadas são mais em conta quando são feitas por telefones da mesma operadora. Com o PABX, todas as ligações são direcionadas para a linha com o valor da tarifa mais em conta. A ação tem obtido bons resultados para diminuir custos.

Cloud Voice

Esse sistema é uma excelente alternativa para cortar gastos com telefonia, porque tem o mesmo funcionamento de um PABX, mas de forma virtual. Dessa maneira, é possível fazer ligações com um preço mais acessível, mesmo que o colaborador esteja fora do ambiente de trabalho.

Inegavelmente, as companhias contam com várias opções para a otimização de custos. Se você está interessado em diminuir os custos com telefonia, entre em contato conosco pelo site, por e-mail ou pelo telefone (19) 3201-0009. Estamos à disposição para prestar um excelente atendimento!

Baixe também nosso E-book gratuito sobre gestão Telecom clicando aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This