tendências de TI

Confira as principais tendências de TI para este ano

Gerenciamento de Big Data, Bots, Inteligência Artificial e Comunicação Unificada na Nuvem são mais do que algumas das tendências de TI para este ano anunciadas pelo gigante Gartner Group: são também conceitos que promovem o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria do relacionamento com clientes para empresas que os utilizam.

Curioso para saber quais as apostas em Tecnologia da Informação para os próximos meses? Descubra quais são elas abaixo!

A inteligência dos Bots

Os Bots (sistemas que simulam ações humanas) já invadiram as notícias de tecnologia em 2016, mas ainda há muito o que ser explorado e, por isso, continuam com força total no segundo semestre de 2017.

Os bots possuem uma configuração inicial, mas também aprendem com as perguntas que lhe são feitas. Agora, com a melhoria na interpretação da linguagem humana, poderão executar atividades ainda mais complexas e assim melhorar cada vez mais a experiência do usuário.

O gerenciamento de Big Data

Big data é um tesouro dos tempos modernos. Com esses dados, você pode conhecer melhor os seus clientes e saber exatamente como resolver seus problemas. Porém, o número de dados criados por dia é altíssimo, e gerenciar toda essa informação não é uma tarefa simples.

Assim, apesar do crescimento constante de dados, ainda são poucos os que sabem aproveitá-los para tornar os seus projetos eficientes. Para mudar essa situação, a tendência é que o processamento das informações evolua a ponto de permitir que as empresas encontrem dados cada vez mais relevantes e os usem para oferecer aos clientes uma interação personalizada.

A expansão da inteligência artificial

A ligação entre gadgets e seus donos está cada vez maior, graças aos avanços da inteligência artificial. Um aparelho que simboliza bem essa tendência é o Google Home, alto-falante inteligente que se conecta a todos os serviços do Google, sendo capaz de ler e-mails, checar compromissos, dar informações sobre o trânsito, etc.

E a evolução do setor promete facilitar nossas vidas: já se estuda a possibilidade de se realizar transações bancárias poderão ser feitas em tempo real e evitar fraudes, por exemplo.

A integração do mundo físico e digital

Com os nossos smartphones, estamos conectados na maior parte do tempo. E por que não aproveitar essa conexão para aliar os serviços físicos aos digitais? É por isso que dentre as tendências de TI para o segundo semestre de 2017 estão as interações que começam no mundo físico e terminam online (e vice-versa).

Já vivemos isso quando realizamos uma compra online e buscamos o produto na loja física, quando pedimos um Uber ou quando utilizamos o cartão de crédito Nubank, mas a promessa é de que essa integração se intensifique. A Amazon, por exemplo, desenvolveu um app que vai acabar com as filas de supermercado: o Amazon Go. A novidade ainda só funciona na loja deles, em Seattle, mas para realizar compras lá o cliente só precisa baixar o aplicativo, escolher seus produtos e levá-los para casa! O app funciona como um “carrinho virtual” e o consumidor pagará tudo por meio de sua conta no Amazon.

O crescimento de soluções UC

O PABX ainda é muito utilizado, mas já começa a perder espaço para as soluções de comunicação unificada na nuvem (Unified Communication ou UC). A tecnologia VoIP oferece mais agilidade e facilidade no processo de comunicação, redução de custos com ligações telefônicas, aumento de produtividade e mobilidade. O crescimento é tanto que, de acordo com pesquisa do MZA, um instituto de análise de telecomunicações e TI, a UC representará 25% das remessas de linhas neste ano.  

O auxílio da realidade aumentada e virtual

Comuns no universo dos games, a realidade aumentada e a realidade virtual estão se expandindo para outros segmentos, já que há inúmeras oportunidades a serem exploradas. Um exemplo disso é o uso dessa tecnologia no mercado de imóveis, em que o cliente usará um ambiente virtual para andar pelo apartamento que deseja comprar.

Viu como a TI pode trazer soluções para as empresas, ajudando a otimizar processos, diminuir custos, melhorar a gestão e oferecer serviços inovadores aos clientes?

Este conteúdo foi útil para você? Então o compartilhe com amigos em suas redes sociais e os ajude a ficar por dentro das principais tendências de TI deste ano!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This