Como o LinkedIn pode ajudar na minha carreira?

“Afinal, o que é o LinkedIn?” “Por que usar?” “Quem está lá?” “Como essa rede social pode ajudar na minha carreira?”

Essas e várias outras perguntas que costumamos ouvir de algumas pessoas quando o assunto é LinkedIn. Por isso, resolvemos compartilhar neste post nosso conhecimento sobre e esclarecer as principais dúvidas.

Lançada em 2003 e traduzida para português em 2010. Até o final de 2018 a rede social possuía 600 milhões de usuários. O objetivo principal do LinkedIn é fazer conexões profissionais, assim promovendo networking, compartilhando experiências do universo corporativo.

Por que usar?

Uma ótima oportunidade para demonstrar suas habilidades e competências, uma vitrine para seu currículo online. Sua funcionalidade é semelhante à do Facebook, o layout e navegação são bem parecidos. O que difere é que no LinkedIn, muito provavelmente, você não verá vídeos engraçados, memes e fotos com amigos no bar. (Caso esteja vendo isso em sua timeline do LinkedIn, é um bom motivo para rever suas conexões)   

Como dizemos acima, este é o ambiente ideal para fazer sua imagem profissional, sabendo disso, quem está lá? Em um ambiente propício para encontrar talentos, estão os Recrutadores ou Headhunter, que aproveitam da rede social como ferramenta de trabalho. Usando uma versão paga, o LinkedIn Recruiter, encontram os melhores candidatos para participar de processos seletivos. São através das informações que você coloca no seu perfil que os recrutadores conseguem te encontrar na rede. Se você está em busca de uma vaga use palavras-chaves, descrevendo as funções no campo de “título”, pois é através de palavras-chaves que os recrutadores irão te encontrar com mais facilidade.  

O perfil campeão é como o LinkedIn classifica os perfis que preencheram seções essenciais para um bom ranking nas buscas. Separe um tempo para preencher e atualizar todos os campos do seu perfil e conquistar essa vantagem de aparecer na busca dos recrutadores, segundo dados da própria rede, perfis campeões têm 40 vezes mais chances de receber oportunidades.

Para aumentar ainda mais suas chances!

Seja cuidadoso em preencher os campos. Escolha uma foto corporativa, individual, que mostre seu rosto, use roupas adequadas, como se estivesse indo a uma entrevista de trabalho, essa foto irá representar sua imagem profissional. Lembre-se que sua primeira avaliação começa quando visitam seu perfil.

Não se esqueça de colocar o seu resumo, este é o espaço para contar às pessoas que visitam o seu perfil quem é você, conte suas experiências. Coloque também sua localidade e setor de atuação, formação acadêmica, os cursos que fez, palestras e treinamentos que participou.

Interaja!   

Não adianta somente montar o perfil completo e abandonar a rede, os recrutadores também irão avaliar seu engajamento. Interaja, curta, comente, compartilhe publicações e se você quiser se destacar ainda mais, o LinkedIn possui uma área especifica para publicação de artigos, compartilhe suas experiências profissionais. Aproveite para mostrar seu diferencial, através da escrita você pode mostrar quais são seus valores, propósito e objetivos.

Aqui na WeAudit, temos uma página no LinkedIn e usamos como ferramenta em nossos processos seletivos. Siga nossas redes sociais e não perca nenhuma vaga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This