Como o departamento de TI pode interferir na redução de custos das empresas?

Com a crise econômica brasileira, reduzir custos tem sido o mote de quase todas as empresas. E, nesse sentido, o departamento de TI passou a ter uma importância significativa para os demais setores das instituições. Agilizar tarefas, reduzir retrabalhos e automatizar processos são algumas das ajudas que a TI pode trazer para as corporações.

Se você é um gestor de TI e que está envolvido com a redução de custos em outros setores da sua empresa, este post foi feito para você. Se preferir, assista ao vídeo. Acompanhe:

A importância do departamento de TI

A cada dia, o departamento de TI das empresas se torna mais importante e mais imprescindível.

O avanço das tecnologias da informação, somado à melhoria nas comunicações e à redução dos custos de equipamentos de informática, impulsionaram a utilização dos sistemas informatizados em todos os setores das empresas.

Assim, com a maciça utilização da tecnologia, o departamento de TI tem ajudado os outros setores a reduzir os seus custos. Desde a entrada de uma nota fiscal de um fornecedor até a contabilização de um pagamento feito por um cliente, tudo está interligado e gerenciado pela informática.

A redução de custos utilizando a TI

A utilização da TI pode propiciar redução de custos, como:

Automatização de processos

A automatização dos processos administrativos, financeiros e operacionais é um dos principais responsáveis pela redução de custos. Rotinas manuais são substituídas por aplicativos que aceleram o processamento das tarefas com eliminação de funções e de pessoas envolvidas.

No momento de forte retração no nível de emprego, falar em reduzir o número de pessoas é até desumano. Entretanto, algumas empresas precisam reduzir os seus recursos humanos para sobreviverem. Não há alternativa!

Redução de pessoas nos controles administrativos

Com a utilização de sistemas integrados, exige-se um menor contingente para o acompanhamento e para o controle dos processos. Os dados trafegam pelos departamentos de acordo com a parametrização feita pelos profissionais de TI, o que elimina a conferência e a manipulação das informações.

Simplificação da contabilização

A contabilidade é uma das áreas que têm maior ganho na simplificação das suas atividades. A partir do registro dos produtos, das regras contábeis e dos códigos das operações, bem como dos impostos e das taxas respectivas, os sistemas podem contabilizar e gerar os livros fiscais quase que automaticamente.

Isso tudo auxilia o funcionamento da área e facilita a geração dos arquivos magnéticos que têm que ser enviados aos órgãos públicos fiscalizadores, reduzindo custos e garantindo a confiabilidade das informações.

Economia com gastos de comunicação

O departamento de TI pode fornecer soluções como a videoconferência e a utilização de canais de voz para a comunicação entre setores. Ambas as situações favorecem a economia nos gastos com telefonia.

Diminuição de erros e retrabalhos

A TI também possibilita eliminar os retrabalhos nos diversos setores e diminui a probabilidade da ocorrência de erros no desenrolar das tarefas. Controles implantados nos sistemas consistem a entrada de dados, garantindo a assertividade do seu conteúdo.

Diminuição de deslocamentos

As facilidades da comunicação viabilizam uma diminuição dos deslocamentos entre os diversos setores da empresa. Companhias que possuem muitas filiais ou muitas plantas industriais ou que sejam descentralizadas podem realizar, virtualmente, reuniões e apresentações.

Agora que você já viu como o departamento de TI pode interferir na redução de custos das empresas, leia este post sobre gerenciamento dos custos de telefonia em uma empresa.

Acesse também nosso E-book sobre Auditoria externa de TI e saiba como se preparar para uma clicando no botão abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This