Como investir em um negócio próprio com segurança

Quase todo mundo sonha, ou já sonhou, em ter seu próprio negócio – sem chefe, com sua própria gestão sobre pessoas e processos e, principalmente, muito dinheiro no bolso. Mas quem já empreendeu sabe que as coisas não são assim tão simples…

O Brasil é um país com pessoas dispostas a empreender – cerca de 36% da população economicamente ativa declarou esse desejo, segundo estudo divulgado pelo Sebrae (2016). Entretanto, para que o projeto saia do papel, é preciso ter muito mais do que uma boa ideia: planejamento, conhecimento de mercado e recursos financeiros são pontos críticos para o sucesso. É justamente pela carência destes que um terço (33%) dos novos negócios fecha as portas com menos de dois anos – uma taxa altíssima, agravada pela crise econômica. Então, como empreender com segurança?

Uma boa opção é investir em franquias, ou seja, adquirir o direito de venda e distribuição de produtos e serviços de uma marca já existente, responsável por compartilhar sua força de mercado, estrutura e know-how. Dessa forma, o empreendedor tem a possibilidade de iniciar seu negócio amparado pela Franqueadora (matriz), que lhe dará o suporte necessário para que atinja o sucesso comercial. Toda essa estrutura do setor de franchsing faz com que sua taxa de mortalidade empresarial nos primeiros anos seja muito inferior à média do país – apenas 3%.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 2.800 redes de franquias, com opções de investimento para todos os gêneros e bolsos, possibilitando que o empreendedor possa escolher o negócio com o qual tem maior afinidade e adequação de capital. Uma boa dica ao escolher sua franquia é fugir dos modismos e analisar as tendências de mercado.

Por explorar um conceito de rede, a qual é composta por diversos empreendedores, as franquias apresentam inúmeras outras vantagens, como poder de barganha com fornecedores, investimento em publicidade rateado (conhecido como Taxa de Propaganda ou Fundo de Marketing) e investimento constante da Franqueadora no aprimoramento e desenvolvimento de novos produtos e serviços. A força deste mercado é tão expressiva que recentemente o BNDES lançou o Projeto Franquias, no qual o usuário poderá usufruir de tarifas e condições especiais do Cartão BNDES, estimulando ainda mais o crescimento das marcas.

Para garantir a qualidade das redes de franquias, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) exige que as marcas se submetam a um rigoroso processo de filiação. Portanto, ao pesquisar opções de franquias para investir, procure pelo selo de associado da ABF, o que lhe proporcionará maior segurança ao empreender.

E então, pronto para começar seu próprio negócio? A WeAudit, empresa líder no mercado de auditoria telefônica, também possui seu modelo de franquia! Você encontra mais informações a respeito AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This