Como encontrar o candidato ideal para sua empresa?

Por Tiago Hungria

Mais que saber a missão, visão e valores da sua empresa, ou os rumos a serem tomados, é de fundamental importância descobrir com quem fazer isso. Quem vão ser as pessoas que você vai poder contar, que vão estar juntas com você no longo caminho até atingir o sucesso e alcançar seus objetivos.

Para isso, é preciso realizar processo seletivo rigoroso, com uma forma de recrutamento baseada na técnica e competências de cada um. Nada de indicação, amigos ou parentes, pois se isso acontecer, as chances do barco onde estão afundar é grande. O processo deve ser automatizado para agilizar o regime de contratação.

Como gestor da WeAudit, adotei esse estilo e não me arrependo. Pelo contrário, fiquei extremamente satisfeito com os resultados obtidos. Anteriormente, era um entra e sai danado na empresa. Não conseguíamos ter êxito nas contratações. Entretanto, tudo isso mudou com essa nova metodologia e nosso faturamento, por exemplo, cresceu 211%.

É necessário ter uma lista de perguntas e respostas esperadas dos candidatos. Com base nos questionamentos, você vai filtrar os candidatos. A análise tem que ser criteriosa, pois o ideal é sempre seguir o lema: “contrate caráter, treine competência”. Afinal, você é capaz de treinar uma pessoa, ela tem chances de aprender, mas os valores não, esses são inegociáveis. É difícil de encontrar atualmente, não se trata de um processo simples.

De acordo com esse processo, você vai conseguir definir se os candidatos possuem ou não o perfil esperado, se vão se encaixar nas tarefas propostas para o trabalho. Se houver alguma função técnica, é imprescindível que aconteça um teste prático, como uma simulação da rotina e o que a pessoa vai precisar fazer ao longo do expediente.

Assim que selecionar quem vão ser seus novos colaboradores e os mesmos ingressarem, é fundamental a apresentação de um plano de carreira. Ele deve ser baseado no mérito, pois torna a vida dentro da empresa mais justa. Ou seja, você vai ser promovido e alçado a novos desafios à medida que bate metas com resultados satisfatórios. O colaborador passa a entender onde pode chegar e se motivo a colher os frutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This