Como a computação em nuvem influencia a sua gestão de TI?

Uma vez que a computação em nuvem agora é de classe empresarial, não podemos mais ignorar as soluções em nuvem para TI.

Mas quais são os benefícios da cloud computing? Reduz o tempo de entrega? Simplifica as tarefas técnicas? Aumenta o risco do projeto? Altera radicalmente os processos de desenvolvimento de infraestrutura e aplicativos? Pode haver muitas perguntas e as respostas nem sempre são diretas.

Muitas empresas iniciaram a transição para nuvem, mas apenas alguns podem ser considerados usuários maduros. Na verdade, por ser uma tecnologia relativamente nova, a computação em nuvem ainda não consolidou suas melhores práticas de gerenciamento.

Neste post, vamos apresentar como a computação em nuvem influencia a gestão de TI e quais os caminhos a seguir neste contexto. Confira!

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem é um termo geral para a entrega de serviços hospedados pela internet.

Ela permite que as empresas consumam um recurso de computação, como uma máquina virtual, armazenamento ou uma aplicação, como um serviço (Daí o nome Saas, “Software as a Service“) — assim como a eletricidade — em vez de ter que construir e manter infraestruturas de computação em casa.

Clique no banner abaixo e veja como os investimentos em tecnologia podem auxiliar sua empresa a alcançar melhores resultados:

Como a computação em nuvem influencia a tomada de decisão?

Gestão orientada a dados

O grande volume de dados produzido pelas organizações vem ganhando mais valor a cada dia, pois sua coleta e análise influenciam na tomada de decisão e possibilitam ações mais acertadas.

Contudo, sempre foi necessária uma robustez por parte da infraestrutura de TI para que essa coleta fosse realizada. Mas este quadro vem mudando graças à cloud computing. Essa tecnologia elimina a necessidade de infraestrutura local, o que torna a implementação mais barata e dinâmica.

Desta forma, organizações de todos os tamanhos podem se beneficiar com o uso de tecnologias voltadas ao Business Intelligence.

Executivos com maior mobilidade

Com o fácil acesso aos dados em qualquer lugar do mundo utilizando dispositivos conectados à internet, a tomada de decisão também se torna mais ágil e prática.

Mesmo durante viagens ou compromissos fora da organização, executivos podem estar sempre atualizados sobre os indicadores que precisam acompanhar e podem compartilhar as informações que receberem com suas equipes de forma praticamente instantânea.

Dica: Descubra por que você deve automatizar os processos de TI

TI mais estratégica

Como responsáveis pela tecnologia que trafega todos estes dados, a TI deixa de ser apenas um setor de suporte ao negócio e passa a fazer parte do core estratégico.

A sinergia entre os gestores de TI e de negócios é essencial para que a análise de dados tenha impacto significativo na tomada de decisão da empresa. Dessa forma, todas as equipes de TI precisam atuar de forma menos operacional e mais estratégica.

O que muda com a computação em nuvem?

A adoção da nuvem aumentará, especialmente para as startups

Todos podemos concordar que a tendência para as primeiras empresas em nuvem continuará a aumentar. Todas as startups criadas de agora em diante farão parte da “geração da nuvem”, e definitivamente veremos algumas fugas que atingem o hiper crescimento com pouca presença física.

Como resultado, seja no setor público ou em empresas de qualquer porte, a tecnologia baseada em nuvem estará na vanguarda tanto no crescimento acelerado quanto na eficiência, mas também na criação de um campo de jogo mais consistente no mercado.

Startups e pequenas empresas já não precisam investir centenas de milhares de dólares por ano para configurar centros de dados e contratar um administrador de TI para cuidar do hardware. A adoção da computação em nuvem continuará a acelerar, derivando do grande segmento corporativo em pequenas empresas, tornando as operações mais eficientes e reduzindo os gastos de capital.

Dica: Saiba como utilizar a tecnologia na gestão de finanças

Haverá crescimento de aplicativos SaaS

A transição de vários aplicativos de mensagens para plataformas reais pode promover o nascimento de uma nova série de campeões SaaS móveis. O Mobile Cloud Computing se tornará a arquitetura dominante para iniciativas móveis e aprimoramento de produtividade móvel.

Para fornecer acesso em tempo real aos recursos da empresa de qualquer lugar e qualquer dispositivo, a complexidade, o armazenamento de dados e a computação serão removidos do dispositivo móvel e serão tratados pelo provedor da nuvem.

A demanda por profissionais de Cloud Computing vai aumentar

Existe uma explosão tanto no uso da computação em nuvem quanto na demanda por pessoas que podem construir, executar e projetar nuvens. Neste momento, os papéis requerem habilidades específicas em nuvem e o mercado está com falta de especialistas no campo.

É por isso que a contratação de empregos especializados será mais difícil e serão promovidas certificações e treinamentos específicos em nuvem para atrair os melhores candidatos. Investir em habilidades e conhecimentos de computação em nuvem será um movimento sábio da carreira nos próximos anos.

Dica: Certificações para gestor de TI: conheça as 7 que você deve ter

O Big Data vai crescer

A tendência de mais pessoas fazendo mais coisas com seus dados rapidamente continuará, mas os detalhes continuam a evoluir. A disseminação da análise de dados de autoatendimento, juntamente com a adoção generalizada da nuvem, está causando muitas mudanças que as empresas precisam tirar proveito.

Quais são os benefícios da computação em nuvem?

Custo

A computação em nuvem elimina a despesa de capital na compra de hardware e software e a necessidade de criação e execução de centros de dados físicos no local da organização. Isso envolve os racks de servidores, a eletricidade para energia e resfriamento, além dos especialistas em TI para gerenciar toda essa infraestrutura que pode crescer rapidamente.

Assim, os gastos são demandados conforme a necessidade mais atual da organização, sem nenhuma preocupação operacional para esse crescimento.

Aprenda a reduzir custos sem afetar a produtividade da empresa, assim, conquistando o sucesso. Clique no banner abaixo:


Velocidade

A maioria dos serviços de computação em nuvem oferece autoatendimento e demanda, portanto, até grandes quantidades de recursos de computação podem ser provisionadas em minutos, geralmente com apenas alguns cliques no mouse, dando às empresas muita flexibilidade e eliminando o planejamento da capacidade.

Escala global

Os benefícios dos serviços de computação em nuvem incluem a capacidade de dimensionar elasticamente. Ou seja, seu provedor pode lhe fornecer todos os recursos necessários apenas quando eles forem exigidos. Por exemplo, uma promoção de vendas pode ser extremamente popular, e a capacidade pode ser adicionada rapidamente para evitar a queda de servidores e perder vendas. Quando a promoção encerra, a capacidade pode ser reduzida para diminuir os custos.

Dica: Como o departamento de TI pode interferir na redução de custos das empresas?

Produtividade

Os datacenters no local geralmente exigem muito “armazenamento e empilhamento” — configuração de hardware, mapeamento de software e outras tarefas de gerenciamento de TI que consomem muito tempo. A computação em nuvem remove a necessidade de muitas dessas tarefas, de modo que as equipes de TI podem direcionar seu tempo para atingir metas empresariais mais importantes.

Desempenho

A maioria dos fornecedores de nuvem é extremamente confiável ao fornecer seus serviços, com muitos mantendo 99,99% de tempo de atividade. A conexão está sempre ativada e, enquanto os trabalhadores tiverem uma conexão com a internet, eles podem acessar as aplicações que precisam praticamente em qualquer lugar. Alguns aplicativos até funcionam offline.

Confiabilidade

A chave para esta segurança é a criptografia dos dados que estão sendo transmitidos através de redes e armazenados em bancos de dados. Ao usar criptografia, a informação é menos acessível por hackers ou qualquer pessoa que não esteja autorizada a visualizar seus dados.

Gostou do artigo? Então, confira nosso artigo 5 dicas para contratar profissionais de TI de forma eficiente e aumente ainda mais os seus conhecimentos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This