Como aumentar o saving da área de compras com fornecedores estratégicos

O profissional de compras e também conhecido por Supply Chain, vem se tornando cada vez mais reconhecido como peça fundamental dentro das corporações. Esta importância está atrelada as responsabilidades de um departamento que responde por 60% dos gastos de toda organização. Por sua vez, tem impacto direto na sustentabilidade do negócio.

Entre os propósitos do profissional desta área, está garantir a melhor aquisição de produtos e serviços, assim como atuar estrategicamente na redução de custos.

Todo este processo começa a partir do contato com os fornecedores. Na maioria dos departamentos de compras de grandes organizações, já possuem em bancos de dados as informações sobre fornecedores que atendem à diversas áreas.

Porém, o trabalho não é tão simples como parece. Uma solicitação de compra – acesso ao banco de dados – e compra realizada. É necessário seguir padrões como preço, prazo de entrega, confiabilidade, qualidade do material fornecido, questões jurídicas e trabalhistas.

Mas não para por aí! Após a compra realizada e entregue ao setor solicitante, a próxima tarefa é entender o desempenho da aquisição. Então, inicia-se um novo processo de análise para certificar-se que a aquisição foi assertiva e está agregando valor a função a qual foi planejada.

Chegamos a um ponto indispensável para qualquer setor. principalmente o de compras:

Indicadores de Performance

Conhecido como KPI’s (sigla em inglês para Key Performance Indicator), onde é normalmente encontrado o indicador Saving.

Com impacto direto na área financeira, o principal objetivo do Saving é entender qual foi o ganho, quanto foi economizado e quais custos foram evitados. Está métrica é fundamental para avaliação do setor de compras, cumprindo seu principal objetivo de reduzir custos. Este KPI é feito por meio da comparação do que foi orçado e o que foi comprado. Dessa forma, é possível saber quanto de lucro direto foi gerado e qual é a eficácia do setor.

A WeAudit, como fornecedor estratégico para grandes empresas, além do Saving financeiro, traz resultados no aumento de produtividade da equipe, otimização de tempo e controle na gestão. Esses ganhos também são considerados Saving e também são muito valorizados pelo board das empresas, pois agregam melhorias contínuas ao negócio. 

A UPL do Brasil, empresa Indiana de Agrobusiness, é um case de sucesso da WeAudit. Iniciamos o contato com departamento de compras, que identificou na WeAudit valores agregados, além dos serviços oferecidos. Entendeu como poderíamos contribuir com os resultados positivos tanto para o compras com redução de custos, como para o departamento de TI.

Na aquisição de um serviço especializado em auditoria e gestão de telefonia, o cliente liberou tempo do time de TI por conta dos benefícios agregados e agora pode se dedicar ao core da empresa. Como foi dito no depoimento da Gerente de TI da UPL do Brasil, este é um ganho que pode ser mensurado por hora/homem. 

Assista AQUI ao depoimento da Simone Vertoni, que ela explica melhor sobre estes resultados gerados a partir da parceria com a WeAudit.  

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