Explicamos por que você deve fazer uma auditoria financeira sem medo

A administração de um negócio envolve muitos desafios e responsabilidades. As empresas têm enfrentado muitas dificuldades econômicas devido à crise. Somam-se a isso outros fatores atemporais como contratos com fornecedores que não são cumpridos satisfatoriamente, empregados que fazem mau uso do patrimônio da empresa e cobranças de superiores por mais eficiência.

O administrador precisa estar atualizado com as tendências de mercado e enfrentar com competência os impasses que dificultam o crescimento. Além disso, tem que interagir com parceiros no mercado, lidar com finanças, legislação, pessoal e custos.

Auditoria Financeira: parceria ou entrave?

Uma área fundamental para uma companhia é a de comunicação. Mas, se ela colabora para o sucesso, ela pode gerar gastos exagerados para o negócio e tornar-se um gargalo de recursos.

Esses gastos excessivos podem ter origem em cobranças abusivas das operadoras, no uso inadequado pelos funcionários e ainda na escolha de planos incompatíveis com o perfil da empresa.

Nem sempre um gestor tem condições da analisar criteriosamente todas os contratos e pagamentos.

Nesse momento é que é indicada a realização de uma auditoria. Muitos associam-na a um conceito negativo. Elas realmente apontam os erros e problemas de uma companhia. Entretanto, ao apontar as falhas, são apresentadas também soluções para a superação dos obstáculos. Os auditores atuam como aliados.

Afinal, o que é Auditoria Financeira?

Auditoria é um ramo da Contabilidade, uma técnica contábil. Uma análise minuciosa das atividades da empresa em conformidade com diretrizes estabelecidas previamente. Na área de telecomunicações, as auditorias financeiras são feitas conforme a ISO 20000.

Uma auditoria confere transparência a uma corporação, dando-lhe credibilidade no mercado e proporcionando segurança aos empreendedores.

Qual empresa não quer reduzir gastos com telefonia?

Atualmente existem empresas especializadas em auditoria de telecom. Seu atendimento engloba a avaliação da operadora, das cláusulas contratuais e a adequação do plano contratado. Inclui também o rastreamento de cobranças indevidas e sua restituição. Em outras palavras, a empresa auditora assume a gestão telefônica do cliente.

Com o uso desse serviço, cresce o investimento em tecnologia e a qualidade do serviço de telecomunicações. Ocorre ainda a redução de custos nesse setor. Vale ressaltar que o controle de gastos com telefonia retorna ao administrador.

Vantagens para quem contrata a Auditoria de Telecom

A auditoria financeira é uma parceira do empreendimento. Promove uma análise de riscos da área, checa a segurança física e lógica e confere o cumprimento das normas internas de segurança da informação. Ela fornece um diagnóstico detalhado, indicando as possíveis ameaças e as sugestões para as melhorias.

Com isso, a tomada de decisões do gestor tem muito mais respaldo técnico, contábil e tributário.

Mais que apontar fraudes, a auditoria financeira de telecom revela possíveis eventualidades e riscos para o negócio. Apresenta oportunidades e pontos de melhoria nos controles internos, procedimentos fiscais, tributários e sistemas.

O atendimento é contínuo. Além de oferecer softwares de auditoria e gestão telefônica, há o acompanhamento da implementação das medidas de governança de TI.

Para saber mais sobre soluções em auditoria de telecom, entre em contato com a WeAudit.

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