Auditoria de telefonia e consultoria de telefonia: entenda a diferença!

Você sabe qual é a diferença entre a auditoria de telefonia e a consultoria de telefonia? Essa é uma dúvida comum entre gestores e empreendedores, por isso, preparamos um post que vai sanar, de uma vez por todas, qualquer confusão que exista entre esses dois serviços.

Apesar de estarem relacionados ao uso do telefone empresarial, as atuações e os resultados proporcionados por eles são distintos e você precisa saber diferenciá-los corretamente. Portanto, continue com a leitura para aprender um pouco mais sobre o assunto!

O que é auditoria de telefonia?

Toda empresa que utiliza o telefone como ferramenta de comunicação deve entender melhor o papel de uma auditoria de telefonia, uma vez que estamos falando de um serviço que visa garantir que o pacote de telecom contratado seja cumprido à risca.

Portanto, ele faz parte da gestão de telefonia e exerce inúmeras ações que beneficiam a empresa, como a auditoria e checagem mensal das faturas do negócio, assegurando que tudo esteja de acordo com o contrato firmado e que não haja cobranças indevidas.

A auditoria é indicada para qualquer empresa que esteja cansada de enfrentar problemas com suas faturas telefônicas, seja por cobranças indevidas ou por fornecimento inadequado ou insuficiente do pacote contratado, e busque por um serviço imparcial e realmente efetivo.

Quer saber mais sobre Gestão de Telefonia e como ela pode ajudar na área de Facilities? Então confira nosso eBook!

O que é consultoria de telefonia?

A consultoria de telefonia é um serviço bem diferente da auditoria, principalmente porque essas empresas têm um vínculo com as operadoras desse serviço.

De modo geral, elas são responsáveis por oferecer e vender os serviços de telefonia das operadoras e renovar contratos, o que pode afetar sua imparcialidade em caso de conflitos de interesse entre a empresa e a prestadora de serviços de telefonia.

Assim, o foco principal da consultoria é reduzir custos desnecessários e a orientar o gestor a contratar um plano que se encaixe nas necessidades do negócio.

Quais são as principais diferenças entre elas?

Para que fique bem claro que não se pode confundir a auditoria com a consultoria de telefonia, é importante ressaltar as principais diferenças entre elas. Prossiga com a leitura e entenda melhor:

Regulamentação da Anatel e demais leis de consumo

Um ponto muito importante a ser observado é que as consultorias de telefonia não usam regulamentação da Anatel e leis que protegem o consumidor, exatamente porque também defendem os interesses das operadoras.

Assim, por exemplo, elas não aplicam a regra do ressarcimento em dobro em caso de cobranças indevidas e ressarcem a mesma quantia que foi paga. Já as auditorias buscam e exigem que a empresa pague a quantia dobrada, conforme determina a lei.

Imparcialidade na atuação

Também é preciso deixar claro que o serviço de auditoria de telefonia é totalmente imparcial, pois não tem vínculo com as operadoras existentes no mercado. As consultorias, apesar de oferecem auditoria, acabam entrando em conflito quando precisam defender seus clientes, já que têm acordos com os fornecedores.

Foco de atuação

Outra diferença expressiva entre os dois serviços é que a auditoria não visa apenas reduzir custos desnecessários. Mais do que isso, ela tem o foco em garantir que a empresa tenha um contrato vantajoso com a operadora de telefonia.

Para isso, ela atua na identificação de valores cobrados indevidamente, na recuperação de ativos e na otimização do tempo da equipe de TI responsável pelos serviços de telecom na empresa.

Software utilizado

Também é importante salientar que o software utilizado por uma consultoria de telefonia é, na maioria das vezes, oferecido ou desenvolvido em parceria com a própria operadora. Isso pode comprometer a confiabilidade e eficiência do sistema.

Por outro lado, o software e o aplicativo oferecidos pela auditoria da WeAudit, por exemplo, foram desenvolvidos por nós mesmos, com o foco nas necessidades do cliente e totalmente independente.

Dica: A importância de ter um Software Imparcial de Auditoria

Auditoria WeAudit: quais as vantagens desse serviço?

A WeAudit é pioneira no serviço de auditoria de telefonia, e nossos clientes desfrutam de benefícios expressivos. Conforme mencionado, não temos nenhum tipo de vínculo com as operadoras de telefonia e, por isso, oferecemos um serviço imparcial e eficiente.

Além disso, existem outras vantagens que merecem ser destacadas, como:

Garantia de negociação

Garantimos a negociação com todas as operadoras do mercado, em busca do melhor pacote de dados e telefonia para sua empresa. Não estamos presos a uma operadora, o que nos permite comparar, confrontar valores e serviços e proporcionar ao seu negócio o que há de melhor no mercado.

Conferência mensal do cumprimento do contrato

Trabalhamos de forma contínua e, mensalmente, analisamos as contas com o objetivo de conferir se o pacote está sendo fornecido conforme o contrato. Por estarmos sempre atentos às faturas, conseguimos detectar rapidamente cobranças indevidas e mudanças unilaterais nos planos ofertados.

Serviço completo

A WeAudit desenvolve um trabalho minucioso e completo. Isso significa que não trabalhamos apenas para reduzir sua fatura de telefone. Nossa atuação contempla inúmeras ações, como:

  • identificação de inconsistências nos planos contratados;

  • identificação e impedimento de cobranças indevidas;

  • comparação de planos oferecidos no mercado;

  • recuperação de ativos;

  • levantamento de dados sobre o consumo e gastos com telefonia na empresa.

Resultado mais efetivo

A auditoria da WeAudit gera um resultado mais efetivo. Utilizamos a metodologia Triple A: auditar, adequar e acompanhar. Com ela, elaboramos um relatório mensal para que o cliente acompanhe o trabalho, com total transparência das ações e resultados alcançados.

Além disso, com o “Double Check” da WeAudit, é feita uma checagem dupla nas contas dos últimos 36 meses e, caso se constate alguma irregularidade ou cobrança indevida, é exigido o ressarcimento em dobro — que é feito no prazo de três a seis meses.

Resumindo, enquanto uma consultoria apenas minimiza o problema, a auditoria da WeAudit resolve as demandas dos clientes, impedindo que cobranças indevidas sejam realizadas e assegurando que a empresa receba esses valores em dobro.

Conforme é possível perceber, a auditoria de telefonia é um serviço totalmente diferente da consultoria de telefonia. Em resumo, apostar em auditoria é a opção mais inteligente, não apenas por todos os benefícios citados, mas também pelo fato de evitar que sua empresa perca tempo tentando resolver demandas que a consultoria não pode solucionar, por atuar em parceria com as operadoras.

Se você deseja investir em um serviço imparcial e vantajoso para sua empresa, entre em contato agora mesmo com a WeAudit, tire suas dúvidas sobre cobrança indevida em telefonia e desfrute de todos os benefícios que uma auditoria em telecom pode proporcionar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This