crise

A importância da inteligência emocional em momentos de crise

Por Tiago Hungria

O momento é bastante complicado. Estamos passando por uma situação nunca antes vivenciada. Um vírus interrompeu nossas atividades, nos trancou em casa e mudou completamente nossa rotina. Talvez tenha mudado completamente o mundo como nós conhecíamos até então.

Há quem diga que a crise pode até mesmo ser pior que a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Isso significa milhões de desempregados pelo mundo, economias em queda, recessões. Apesar do cenário catastrófico, é preciso ter inteligência emocional. Manter a cabeça no lugar e tudo servir como reflexão.

Tudo passa. Pode demorar um tempo, mas vai passar. É um momento de ter empatia, ter união, todos imersos na cadeia produtiva vão precisar se ajudar. Empresas, colaboradores, gestores, fornecedores, clientes, profissionais autônomos. A maneira como você lida com a situação em momentos como esse fazem a diferença.

Óbvio que todo mundo está assustado. Mas é necessário ter ciência que você não pode ficar parado. Procure continuar trabalhando, se aperfeiçoando. Faça cursos enquanto está em casa, leia um livro, estude, procure ensinamentos de pessoas competentes. Você vai plantar a semente para colher quando a crise terminar.

Oportunidade na crise

Quem fica parado, acaba engolido pelo mercado. O momento promete ser difícil, então precisamos trabalhar para sentir o mínimo possível. Inteligência emocional se mostra fundamental para lidar com a situação. Se você se desesperar, vai sair prejudicado. Se você não estudar, vai sair prejudicado.

Como gestor, a sua imagem vai ser passada aos colaboradores. Você acha que eles vão querer um líder desesperado? Um líder que apresenta medo? Que nada! É preciso estar disponível, preparado para auxiliar os colaboradores, pois o momento é de pés no chão e cabeça fria.

Portanto, seja racional. Veja o momento de crise como uma oportunidade. Você tem que se isolar em casa, é o recomendado por especialistas, mas você não pode se isolar do mundo. Com as novas tecnologias, ficou muito fácil fazer cursos online e consumir informação. Faça isso para colher frutos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This