Infra estrutura de TI

50 Bilhões de usuários de telefonia, TI está pronto para este número?

O mundo chegou em 7 bilhões de habitantes e continua crescendo. Muito deste crescimento aconteceu devido avanços tecnológicos e na medicina. Cerca de 80% destas pessoas tem acesso a uma linha telefônica pelo menos, o que exige enorme Infraestrutura de TI.

São números que impressionam e tornam o ambiente de telecom muito grande e nossa vida ainda mais dinâmica. Mas se apenas os seres humanos estivessem na conta daqueles que precisam de acesso à rede telefônica e de dados, poderíamos dizer que o mercado já estaria saturando.

Mas a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas está aí justamente para mostrar que essa corrida por conexões está apenas começando. Estudos recentes apontam para um número de 50 bilhões de usuários não humanos até 2050.

E a pergunta que surge em meio a perspectivas tão espetaculares é: Os times de TI estão preparados para isso?

Bom, pra ajudar a enxergar melhor os desafios que a Infra Estrutura de TI tem pela frente com estes usuários. Temos 3 dicas sobre este assunto:

Dica 1 – Velocidade

A grande maioria destes dispositivos que são máquinas necessitam de uma boa conexão para funcionar. Se este dispositivo está numa casa ou escritório, tudo bem? Isso não é uma grande dor de cabeça. Mas se ele está numa empresa ou planta industrial, provavelmente vai precisar de uma Infraestrutura de para conectar-se a rede disponível.

Se você cuida de dispositivos que são dependentes de velocidade, você precisa garantir que sua velocidade de dados seja rápida, então tem que olhar para a entrega que sua operadora faz. Mas também deve olhar para sua estrutura interna de dados. Inclusive falamos sobre isso neste artigo aqui

Dica 2 – Uptime

Se a Internet das Coisas é uma realidade e várias máquinas estão fazendo trabalhos que são primordiais, ter conexão que não cai é fundamental. Então para garantir que um dispositivo não pare é necessário ter redundância de conexões. A dica aqui é olhar pra sua estrutura e verificar as camadas de redundância de conexão você possui para tais dispositivos.

Dica 3 – Mobilidade

Por falar em redundância, a Infraestrutura de TI nem sempre vai poder depender de conexões estruturadas na empresa para garantir o uptime. Então recorrer à conexões de internet móvel como backup para dispositivos remotos ou mesmo desempenhando ações importantes na planta, também será necessário.

E é aí que as coisas podem desandar…E é aqui que aquele número gigante de usuários vai entrar, pois num futuro próximo, cada máquina terá sensores, controladores, atuadores, etc que atuam de modo independente e conectado a rede. Sendo assim, um sensor que precisa ter seus parâmetros monitorados o tempo todo, jamais poderá interromper sua transmissão de informações, por exemplo.

Para que isso funcione assim, cada dispositivo tenderá a ter seu próprio chip móvel.

A grande realidade que se aproxima portanto, é que o controle sobre tudo isso vai ter que ser muito mais rigoroso.

Empresas que já vivem a realidade de ter mais de 500 usuários móveis além das contas de telefonia fixa, sabem o quanto é complicado gerenciar isso. Pense por exemplo no fato de que na IoT (Internet das coisas) a tendência é que em 10 anos o número vai dobrar e em 30 vai quintuplicar.

É por isso que tem empresas que já estão salvando TEMPO e recursos desde já, como é o Caso do Elias da Canon Brasil, que optou por auditar 100% da telefonia e garantir que este crescimento seja feito sem surpresas desagradáveis. Veja no vídeo:

Nós temos também um material interessante sobre infraestrutura de TI que pode ajudar você nas decisões que precisa tomar para seguir crescendo com as soluções em TI da companhia.

TUDO SOBRE INFRAESTRUTURA DE TI

Se você gostou deste artigo, compartilhe com algum colega ou gestor da sua área, para que juntos vocês possam pensar a respeito dos próximos passos de infra estrutura de TI em sua empresa. Mas se precisa de ajuda para ter mais recursos para investir naquele projeto de sua área, fale conosco que podemos te ajudar a reduzir despesas de telefonia por meio de auditoria de telefonia, então clique aqui

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