Tendência em App

3 Tendências em App que o TI deve ficar atento

Com tantos App para smartphones surgindo, o profissional de TI fica até meio zonzo pra entender o que é moda e o que é tendências em App de verdade.

Mas afinal, por que razão é importante para o TI saber de tendências em App?

Bom, existem muitas razões, mas para citar duas super importantes, vamos ficar com: Produtividade e uso de dados.

Por mais que a empresa tenha times inteiros se comunicando entre si usando smartphones pessoais mas com App corporativos monitorados pela empresa, nada impede que a equipe use outros Apps, seja para uso pessoal ou até mesmo para testar algo que melhore sua própria produtividade.

Então tolher a liberdade pode não ser algo bom, mas é bom observar as tendencias em app no mercado para descobrir se tem algo que TI possa fazer para ajudar nos resultados da empresa de um modo geral.

Vejamos então quais são estas tendências em app…

Personalização

Com o avanço de Inteligencia artificial, os apps vão aprender sobre gostos pessoais. Isso não só facilita velocidade com que se obtém resultados, como também faz sobrar tempo para outras coisas. Isso pode e deve ser usado pelos Apps corporativos, uma vez que cada dia mais as pessoas vão se acostumar com Apps que “pensam” o que elas já pensaram antes, e que por isso podem ganhar tempo no trabalho se tiverem resultados assim.

 

Segurança

Cerca de 75% dos Apps existente no mercado possuem falhas de segurança. Isso significa que informações pessoais e as permissões que muitos Apps possuem podem sim obter informações sigilosas de alguém importante na companhia, o que pode significar o vazamento de informações confidenciais de alguém que toca um projeto chave na empresa, ou um diretor da companhia. Então blindar os celulares de tendências em apps que não passam nos critérios de TI pode ser fundamental pra garantir segurança de informação no business.

 

Blockchain

Certamente você já ouviu falar da Blockchain por causa das cryptomoedas, correto? Bom, a questão que se tem com a Blockchain é: Se ela é muito segura para transmissão de valores monetários, então serve pra qualquer transação.

 

Sim, é verdade. Tudo que necessidade de autenticação, a Blockchain é capaz de validar com um grau de confiança muito alto, sem necessidade da terceira parte. Se antes um cartório validava uma assinatura, ou uma autenticação numérica validava um comprovante de pagamento. Na blockchain tudo é público e privado ao mesmo tempo. Pra garantir que uma transação seja verdadeira, o código a torna verificável para toda a rede, de modo que todo mundo sabe que houve uma transação e que ela é única, não pode ser duplicada, mas pode a qualquer tempo ser verificada por todos os usuários da rede, ainda que não se saiba que está por trás daquele código, ou seja, privacidade mantida.

 

Isso significa que é cada vez maior as tendências em App que serão usados com base nesta tecnologia para garantir por exemplo que um receituário médico seja único e endereçado a pessoa certa. Ou que a cadeia de suprimentos tenha sua relação cliente x fornecedor x peça/serviço mapeada e seja possível saber exatamente em que ponto do processo um erro aconteceu.

Realidade Virtual

Um headset e um celular acoplado e bingo: um engenheiro pode mostrar para outro que está numa planta da companhia há milhares de quilómetros a nova peça da produção que foi projetada e que será testada, mas que precisa de um segundo olhar antes de ir para o teste final.

Com a tendências em app que simula ambientes reais, será possível vivenciar situações antes que elas aconteçam, antevendo problemas e já fazendo melhorias sem a necessidade de um teste.

Se o profissional de TI se atentar para tais detalhes, vai passar a ver oportunidades de desenvolvimento e de uso dos atuais dispositivos para gerar ainda mais produtividade e resultados para os negócios da empresa.

Em muitos casos, está colocar estas tendências dentro da empresa implica em ter que fazer investimentos. E como sabemos, nem sempre a empresa possui recursos de tempo e dinheiro pra isso. Mas em muitos casos um especialista em telefonia pode ajudar a salvar recursos para que sejam feitos investimentos em projetos de TI.

Foi o que a Simone Vertoni, da UPL Brasil fez. Conseguiu um saving importante, que liberou tempo na equipe dela e também recursos financeiros que foram aplicados em projetos da área dela nos últimos anos, tornando a empresa mais moderna e dinâmica. A Simone recentemente falou a respeito num vídeo, 


Nós temos também um material interessante sobre infraestrutura de TI que pode ajudar você nas decisões que precisa tomar para seguir crescendo com as soluções em TI da companhia.

TUDO SOBRE INFRAESTRUTURA DE TI[Grátis]

e você gostou deste artigo, compartilhe com algum colega ou gestor da sua área, para que juntos vocês possam pensar a respeito das tendências em App em sua empresa. Mas se precisa de ajuda para ter mais recursos para investir naquele projeto de sua área, fale conosco que podemos te ajudar a reduzir despesas de telefonia por meio de auditoria de telefonia, basta clicar aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This